Tsunami na Oceania: onde, quando, como, porque.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino; e haverá terremotos em diversos lugares, e fome. Isto será o princípio das dores. (Mc. 13,8)
...O terror, a fossa e a cilada vão apanhar-te, habitante da terra. O que fugir para escapar do terror cairá na fossa, o que se livrar da fossa será preso no laço. Porque as comportas lá do alto abrir-se-ão e os fundamentos da terra serão abalados. A terra é feita em pedaços: estala, fende-se, é sacudida, cambaleia como um homem embriagado e balança como uma rede. Seus crimes pesam sobre ela, e ela cairá para não mais se levantar. (Is 24, 17-20)
Terremotos geram tsunami na Oceania.
07/10/09: Dois tremores ocorreram na manhã desta quinta próximo a Vanuatu.
Alerta de ondas gigantes engloba Austrália, Nova Zelândia e Indonésia.
Dois fortes terremotos submarinos que atingiram na manhã desta quinta-feira (horário local) a região de Vanuatu, na Oceania, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, geraram um tsunami na região, segundo o Centro de Alertas de Tsunamis, também americano.
Ainda não há informação sobre o tamanho das ondas gigantes. Mas a agência informou que elas podem ser destrutivas nas costas de Vanuatu e das Ilhas Salomão.
Um alerta de tsunami foi emitido para 11 países e depois expandido também para Austrália, Nova Zelândia, Cingapura e Indonésia.
O primeiro tremor ocorreu às 9h03 locais (19h03 de Brasília). Inicialmente, ele foi medido em 8,1, mas depois foi rebaixado para 7,8. Às 10h13 locais (20h13 de Brasília,, ocorreu um segundo abalo, agora de 7,1.
A agência americana chegou a relatar mais um tremor, ocorrido 15 minutos depois do primeiro, mas depois corrigiu a informação.
Vanuatu é um arquipélago de 82 ilhas e fica a leste da Austrália. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos.
Alerta de tsunami
O Centro de Controle de Tsunamis do Pacífico, também dos EUA, emitiu um alerta de tsunami (ondas gigantes) para a região, incluindo 11 países, entre eles Vanuatu, Papua-Nova Guiné, Fiji, Tuvalu e Kiribati. Mais tarde, o alerta foi expandido para Austrália, Nova Zelândia, Cingapura, Indonésia, Samoa, Samoa Americana e Tonga.
O Ministério da Defesa Civil da Nova Zelândia informou que também deu um alerta de tsunami para o país e pediu que a população não fique nas prais ou em barcos próximo à costa.
Autoridades da ilha da Nova Caledônia já estão retirando moradores da costa leste da ilha e também das vizinhas Ilhas Loyalty e levando-os para locais mais altos. Um porta-voz da polícia em Noumea, capital do território francês, disse que as ondas deveriam atingir a região por volta das 11h15 locais.
Em 29 de setembro, um tsunami provocou mortes e devastou as ilhas Samoa e Tonga, também na Oceania.
Fonte: G1.