Química, perguntado por barbaracarolina7145, 5 meses atrás

Transformações acontecem constantemente ao longo dos dias, e dificilmente reconhecemos similaridades entre aquelas que têm aspectos perceptivos bem diferenciados. Afinal, o que pode haver em comum entre fenômenos tão diferentes como a combustão de uma vela, o enferrujamento de um prego ou a dissolução de um comprimido antiácido? mortimer, e. F. ; miranda, l. C. Química nova na escola, n. 2, 1995 (adaptado). Outro fenômeno com características comuns às dos fenômenos citados no texto seria a) a eletrólise da água. B) a quebra de um vidro. C) o aquecimento de água. D) a dissolução de açúcar em água. E) o derretimento de um cubo de gelo

Soluções para a tarefa

Respondido por drisantinom
0

A resposta correta é a letra A, eletrólise da água, dado que o fenômeno citado no texto é químico, a única alternativa que se refere a fenômenos químicos é a eletrólise da água.

Fenômenos físicos e fenômenos químicos

Há dois tipos de transformações que podem ocorrer com a matéria: os fenômenos físicos e os químicos.

  • Fenômenos físicos: são os processos reversíveis que não alteram a composição da matéria, como por exemplo, a evaporação da água, rasgar um papel, quebrar um vidro.
  • Fenômenos químicos: processos irreversíveis que alteram a composição da matéria, como por exemplo, reações de combustão, formação de novas substâncias (ex: ferrugem).

Fenômenos químicos são acompanhados de observações que podem ser mensuradas como liberação de gás, aumento ou redução de energia, alteração de cor e formação de precipitado.

Saiba mais sobre fenômenos físicos e fenômenos químicos em: https://brainly.com.br/tarefa/26985403

#SPJ4

Perguntas interessantes