Todas as empresas têm um objetivo ou um propósito de vida, para alcançarem uma meta ou um resultado. Essas atividades estão diretamente relacionadas com a eficiência e a eficácia organizacional. Assim, do ponto de vista da administração, não basta ser somente eficiente. É fundamental ser eficaz. Quando um time de futebol vai participar de um campeonato, ele deve definir, assim como uma empresa, os seus objetivos (planejamento estratégico). Alguns times querem ser campeões, enquanto outros querem, simplesmente, permanecer. Por exemplo: um dos maiores times de futebol do mundo, o Real Madrid, todos os anos, contrata muitos jogadores, pagando milhões de euros. Seu principal adversário, o Barcelona, utiliza, na maior parte da temporada, jogadores das categorias base. Assim, pode-se considerar que, apesar do Real Madrid ganhar o campeonato espanhol, ele não consegue ser eficiente. Nesse sentido, relacionando a gestão de um clube de futebol, que se assemelha a uma empresa, explique como o Real Madrid consegue ser eficaz, mas não eficiente, em sua gestão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Todas as empresas têm um objetivo ou um propósito de vida, da mesma forma que os clubes de futebol; e o Real Madrid consegue ser eficaz, mas não eficiente, em sua gestão porque não forma talentos em suas categorias de base.
A diferença entre ser eficaz e eficiente é que o eficaz é concluir um objetivo com sucesso, mas ser eficiente é cumpri-lo e ainda economizar recursos, o que o Real Madrid não faz, pois precisa comprar jogadores caros, sendo que podia formar novos talentos em suas categorias de base.
Abraços!
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás