"Toda pessoa tem capacidade para gozar [...] direitos e liberdades [...] sem distinção alguma [...] de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação." (DUDH, 2021, artigo 2).
Vimos que todas as pessoas devem gozar dos direitos humanos e que toda criança e adolescente, além destes direitos, possuem um estatuto próprio (ECA).
Como o mediador escolar se relaciona com estes direitos?
Alternativas:
a)
O mediador escolar deve intervir nas injustiças e negação dos direitos vivenciadas pela comunidade escolar, mapeando estes conflitos, conscientizando e promovendo a acessibilidade aos direitos humanos e da criança e do adolescente. Possuem o dever de denunciar mal tratos e qualquer prática que viole os direitos, lembrando que a escola tem o dever de acionar o Conselho Tutelar em casos de violação destes direitos: faltas, evasão escolar, negligência, violência, física, emocional, moral, sexual e qualquer negação dos direitos humanos e da criança e do adolescente.
b)
O mediador escolar deve chamar a polícia assim que perceber qualquer violação dos direitos humanos.
c)
O mediador escolar deve trabalhar somente com a conscientização e com as rodas de desabafo, e o que é relatado nestas rodas, não podem ser contado à ninguém para preservar o senso de confiabilidade. Assim, é necessário que os outros professores ou agentes da escola percebam estes abusos e denunciem.
d)
O mediador escolar não deve interferir na vida dos estudantes e de sua estrutura familiar. Visto que sua função é mediar conflitos escolares.
e)
Em caso de suspeitas de qualquer negação de direitos, o mediador escolar deve fazer denúncias diretamente ao Ministério Público.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação: b)
Perguntas interessantes