Direito, perguntado por jhonatalinsowa8od, 1 ano atrás

Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau são considerados pensadores da filosofia política que se concentraram na análise da formação do Estado. Conhecidos como contratualistas, esses pensadores são lidos e debatidos até os dias atuais para compreender as bases sobre as quais o Estado foi fundado. Por escreverem após o período feudal, são considerados autores que discutiram as bases pelas quais é possível entender o Estado moderno.

Quais afirmações abaixo estão corretas?
I. Para esses autores, o Estado é formado pelo contrato social.
II. Para esses autores, o Estado de natureza é a base do Estado
III. Para esses autores, os direitos naturais devem ser garantidos pelo contrato social.
IV. Para esses autores, o homem é contra o Estado.

Escolha uma:
a. Apenas a I.
b. Apenas II e IV.
c. Apenas a II.
d. Apenas a IV.
e. Apenas I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por galdino42
69
O contratualismo desses filósofos é caracterizado principalmente pela caracterização da formação do estado, que seria marcada por uma espécie de contrato ao qual governantes e governantes se submetem voluntariamente (o que não significa que houve um contrato sendo fisicamente assinado em qualquer momento).

O nome desse contrato é "contrato social", que seria um grande acordo com o objetivo de superar um cenário anterior marcado pela ausência de segurança e de garantias, conhecido como estado de natureza. O Estado seria uma negação do estado de natureza, não tomando ele como base.

As concepções de cada um desses filósofos são diferentes, mas podemos dizer que todos concordariam que o Estado substitui o estado de natureza através do contrato social, que forneceria a legitimidade da autoridade estatal sobre as pessoas, trocando algumas liberdades por direitos e pela garantia dos mesmos.

No estado de natureza, os direitos naturais estariam ameaçados pelas liberdades naturais, sendo sua garantia dependente da delegação da autoridade de todos sobre tudo a uma pessoa ou um grupo de pessoas, que seriam as governantes. Sem a instituição desse poder e da ordem através dele, cada pessoa estaria livre para realizar suas vontades através do uso da força bruta se necessário.

Sendo assim, as afirmações corretas estão na letra E: I e III. 
Respondido por Matheusieti
5

Na realidade, no Contrato Social seria necessário distinguir a questão da igualdade para todos e do comprometimento entre todos, ou seja, a vontade de viver do ser humano em uma sociedade de bem comum deveria ser coletiva. Alternativa E.

Como notamos o estado de natureza?

Para Hobbes o estado de natureza parte do atendimento às demandas da vida na sociedade. Ou seja, para conter a natureza do mal e formar direcionamento para o bem social.

Qual o sentido do contrato social?

Para o autor, o homem nascia bom, porém, a sociedade o corromperia, mais a frente ainda analisando esse pensamento, Rousseau discutia sobre como a liberdade seria preservada como natural do homem e ainda sim estar garantido seu bem estar em sociedade, seria possível, a partir do método que o autor pensou, intitulado de Contrato Social.

Sobre as críticas de Hegel ao Contratualismo:

https://brainly.com.br/tarefa/16695392

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes