Thomas hobbes, clássico da política, pensou em um estado forte que pudesse suprir o estado de guerra, vigente antes do contrato social. Sem leis e sem estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o "estado de natureza" descrito por thomas hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz
davifelso10:
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Em relação a Thomas Hobbes e o pacto social, podemos dizer que apenas a assertiva I está correta. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa C.
Análise das afirmações sobre Thomas Hobbes:
- I - A primeira proposição está CORRETA, dado que Thomas Hobbes defendia que o homem necessita da um Estado forte, que seja responsável por controlá-lo. Isso faria parte de um pacto social.
- II - A segunda proposição está ERRADA, visto que os dois pensadores não acreditam que o medo é que seria responsável por fazer com que o pacto social desse certo.
- III - A terceira proposição está ERRADA, uma vez que a ética não necessariamente idealiza o pacto social, que seria responsável por transformar o estado de natureza em estado de sociedade.
Restante do enunciado:
Considere as afirmações:
- I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa a defesa e a garantia de paz.
- II. Dois dos grandes teóricos sobre o “estado de natureza”, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse “estado” é o medo.
- III. Um traço comum da ética é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade.
Está(ão) correta(s):
- Apenas I e II.
- Apenas II e III.
- Apenas I.
- Apenas II.
- Apenas III.
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