História, perguntado por ghjghjghjg6716, 4 meses atrás

O teatro da etiqueta no século xv, quando se instalavam os estados nacionais e a monarquia absoluta na europa, não havia sequer garfos e colheres nas mesas de refeição: cada comensal trazia sua faca para cortar um naco da carne – e, em casode briga, para cortar o vizinho. Nessa europa bárbara, que começava a sair da idade média, em que nem os nobres sabiam escrever, o poder do rei devia se afirmar de todas as maneiras aos olhos de seus súditos como uma espécie de teatro. Nesse contexto surge a etiqueta, marcando momento a momento o espetáculo da realeza: só para servir o vinho ao monarca havia um ritual que durava até dez minutos. Quando luís xv, que reinou na frança de 1715 a 1774, passou a usar lenço não como simples peça de vestuário, mas para limpar o nariz, ninguém mais na corte de versalhes ousou assoar-se com os dedos, como era costume. Mas todas essas regras, embora servissem para diferenciar a nobreza dos demais, não tinham a petulância que a etiqueta adquiriu depois. Os nobres usavam as boas maneiras com naturalidade, para marcar uma diferença política que já existia. E representavam esse teatro da mesma forma para todos. Depois da revolução francesa, as pessoas começam a aprender etiqueta para ascender socialmente. Daí por que ela passou a ser usada de forma desigual – só na hora de lidar com os poderosos. Revista superinteressante, junho 1988, nº 6 ano 2. Nesse texto, o autor defende a tese de que

Soluções para a tarefa

Respondido por martinkoliveira
0

O autor defende a tese de que a etiqueta mudou, mas continua associada aos interesses do poder. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa D.

O que é a interpretação de texto?

Podemos dizer que a interpretação de texto caracteriza-se como a habilidade de um indivíduo possui de compreender todo e qualquer texto ou discurso. Essa habilidade é muito importante nos estudos, além de ser bastante valorizada no mercado de trabalho.

É somente com uma interpretação de texto ideal que podemos chegar à conclusão de que o autor do texto defende a tese de que a etiqueta de boas maneiras passou por transformações, mas ainda assim ela está relacionada com os interesses do poder, ou seja, ela tem ligação com as classes sociais mais altas.

Alternativas do enunciado:

  • a. a etiqueta tinha uma finalidade democrática antigamente.
  • b. a etiqueta sempre foi um teatro apresentado pela realeza.
  • c. as classes sociais se utilizam da etiqueta desde o século XV.
  • d. a etiqueta mudou, mas continua associada aos interesses do poder.

Veja mais sobre etiqueta:

https://brainly.com.br/tarefa/18615163

#SPJ4

Perguntas interessantes