Português, perguntado por rdmoraes3731, 1 ano atrás

Texto para as questões de 18 a 21Por que o senhor nào esceve coisas poéticas, soltas, gostosas? As cônicas, antigamente, nos deixavam mais leves, de bem com a vida e o mundo. Agora, tudo o que a gente lê nos leva para baixo. Está difícil de suportar. Escrevo na manhã de um domingo. Sete horas. Aquele sol que nos tem castigado, começava a dar sinais de ardência profunda. Olhei pela porta de vidro do terraço e descobri, maravilhado e feliz, que a pitangueira plantada em vaso, que chegou há dois anos, estava repleta de frutos vermelhos, reluzentes, envernizados. Os primeiros. Fiquei admirado. Os pássaros náo tinham descoberto? Aquelas frubnhas tinham se salvado? Chupei uma, duas três, queria todas, mas precisava guardar para a família, afinal, eram as primeiras. Pitanga, coisa de infância, do interior. Uma das frutas mais sofisticadas do Brasil, a meu ver. Antigamente, quando viajávamos pela Varig, ao sair do Recife, recebíamos um copo de suco fresco de pitanga, perfumado. Dia desses, Maria Eduarda, amiga pernambucana, me disse: “Você está chegando aqui, sabemos que gosta de vinhos. Que vinho prefereF. E eu: "Nenhum! Quero suco de pitanga". Maria Eduarda: "Pois vai tomar das pitangas do pomar de meu pai, Cornélio". Foi uma celebração!Esta é a pitada de poesia que encontrei neste momento. Mas ficaram em minha mente essas perguntas cotidianas que todos estão fazendo. Ouço no dia a dia, pela manhã ao comprar o pão e o leite, no supermercado, no bar, numa escola, na livraria, ao entrar no cinema. Ouvi agora, ao percorrer cinco cidades do litoral (...). Jovens e mais velhos, acreditando que o escritor tem as respostas, me olhavam: "0 senhor acha que a gente sai dessa?". Só consegu[ dizer: "Não sei e acho que ninguém sobe".Ignácio de Loyola Brandão, 0 Estado de S. Paulo, 02/10/2015.18Está de acordo com o texto a seguinte afirmação:A 0 autor expressa seu descontentamento com a realidade por meio da frase "Está difícil de suportar".B 0 suco de pitanga oferecido ao cronista por sua amiga teve, para ele, uma significação especial.C 0 cronista satiriza, com a expressão “pitada de poesia", o pedido de seus leitores para que aborde temas mais leves.D A amiga pernambucana do autor, ao dizer "sabemos que gosta de vinhos", revela estar mal informada sobre ele.E As crónicas de antigamente, por tratarem de temas mais amenos, atendiam melhor aos critérios literários.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
0

Resposta letra B

Quando a personagem Maria Eduarda lhe oferece para ir ao sitio tomar suco de pitanga, o autor mostra um contentamento muito grande. A alusão para tomar o suco fez que o autor ficasse bastante feliz e dissesse que “foi uma celebração”.

O autor não critica a necessidade das pessoas para que ele escreva coisas mais amenas. Pelo contrario, ele adere à escrita sobre as pitangas, aliando o útil ao agradável, já que ele é um cronista e precisa escrever e também gosta de pitangas, achando assim o tema ameno que os seus leitores tanto queria que ele aludisse.

Perguntas interessantes