ENEM, perguntado por Brusayuri6781, 11 meses atrás

Texto para as questões 29 e 30 Na cultura corrente, ao termo Capitalismo se atri- buem conotações e conteúdos frequentemente mui- to diferentes, reconduzíveis, todavia, a duas grandes acepções. Uma primeira acepção restrita de Capitalis- mo designa uma forma particular, historicamente es- pecífica, de agir econômico, ou um modo de produção em sentido estrito, ou subsistema econômico. Esse subsistema é considerado uma parte de um mais am- plo e complexo sistema social e político, para designar o que não se considera significativo ou oportuno recor- rer ao termo Capitalismo. Prefere-se usar definições deduzidas do processo histórico da industrialização e da modernização político-social. Fala-se, exatamen- te, de sociedade industrial, liberal-democrática, ou de sociedade complexa, da qual o Capitalismo é só um elemento, enquanto designa o subsistema econômico. Uma segunda acepção de Capitalismo, ao invés, atinge a sociedade no seu todo como formação social, historicamente qualificada, de forma determinante, pelo seu modo de produção. Capitalismo, nesta acep- ção, designa, portanto, uma "relação social" geral. Gian Enrico Rusconi. "Capitalismo". In: Dicionário de política. Bobbio, Matteucci e Pasquino; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. Conforme a primeira visão sobre o Capitalismo apre- sentada no texto, a modernização é: a um elemento pertencente ao Capitalismo e por ele determinado. B uma fase da história do Capitalismo, exclusiva de seu período industrial. c uma alternativa ao Capitalismo, tido como modo de produção gerador de desigualdades. D um processo mais amplo, do qual o Capitalismo seria apenas a parte econômica. e a parte do Capitalismo que se refere especifica- mente à industrialização.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A.

No texto, a modernização é a reforma das estruturas políticas e sociais que surgiram no contexto do avanço do Capitalismo nas sociedades ocidentais.

Dentre estes avanços podemos citar as primeiras Constituições, a ascensão do modelo Republicano Liberal, a expansão do direito ao voto (que foi censitário, depois masculino universal e finalmente universal) e a divisão da sociedade em classes (burguesia e proletariado).

Com estas mudanças surgem novas formas não só de compreender o fenômeno econômico e as formas de produção, mas também novas formas de compreender o fenômeno social.

Perguntas interessantes