No processo de unificação da Itália de meados do século XIX, destacam-se, EXCETO: a) a preocupação da burguesia em evitar qualquer aliança com a massa camponesa. b) a permanência de um sistema oligárquico que garante os interesses dos grandes proprietários da terra. c) a ação dos liberais moderados, liderado por Cavour, para impedir as tentativas revolucionárias. d) a obtenção da unidade através do alargamento do Estado piemontês e não de um movimento nacional. e) o papel decisivo dos movimentos populares para a concretização da unidade italiana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
É incorreto aquilo afirmado em E, de modo que é correta a alternativa E.
A unificação italiana, apesar da participação eventual das massas nas lutas contra o Império Austro-Húngaro, foi protagonizada pela aristocracia nacional (grupo que envolvia a alta burguesia e a nobreza tradicional), tendo estes grupos construído a unificação reduzindo politicamente o máximo possível a participação de setores mais populares.
Claro que a unificação não teria se dado se os italianos não a desejassem e não lutassem por ela, mas enquanto agentes políticos as massas não tiveram "voz", e o Estado unificado que se formou então não representava os seus interesses, e sim o das classes mais favorecidas.
Perguntas interessantes
Filosofia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás