ENEM, perguntado por jainerpm2158, 11 meses atrás

Durante o governo do General Eurico Gaspar Dutra, foi criada, em 1948, "uma Comissão Técnica Mista com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico brasileiro atrelado aos capitais e interesses norte-americanos. Essa comissão, chefiada pelo economista brasileiro Otávio Gouveia de Bulhões e pelo norte-americano John Abbink, produziu em 1949 um documento conhecido como relatório Abbink. Segundo os princípios do liberalismo, o relatório dizia que o crescimento econômico nacional deveria se dar pela dinamização da iniciativa privada, pela contenção da especulação imobiliária nos principais centros urbanos e, sobretudo, pela expansão e modernização dos meios de transporte e da produção de energia". BERTOLLI FILHO, Cláudio. "De Getúlio a Juscelino". 1945-1961. São Paulo: Atica, 2000. p. 16. Algumas propostas apresentadas por essa Comissão Técnica Mista tiveram desdobramentos que se efetivaram ainda durante o Governo Dutra. Entre esses desdobramentos, inclui-se a: a) expansão da malha rodoviária e a abertura do Brasil a empresas multinacionais norte- americanas produtoras de automóveis, caminhões e tratores. b) nacionalização de todas as companhias estrangeiras de energia elétrica que atuavam no País, visando a diminuir o custo de operação das empresas nacionais. c) privatização das empresas estatais, alocadas, a partir de então, nas mãos da iniciativa privada, com base numa política de subsídios fiscais. d) adoção de um plano econômico governamental de investimentos, que priorizava as áreas de saúde, alimentação, transporte e energia.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
13

É correta a alternativa A.

Já no início do contexto da Guerra Fria, o governo de Dutra foi marcado pela tentativa de aproximar o Brasil dos Estados Unidos, e facilitar a ascensão em nosso país do modelo capitalista de produção.

Neste sentido houve a expansão da infraestrutura produtiva e de transportes em nosso país, assim como a entrada de capital estrangeiro em indústrias estratégicas para o desenvolvimento nacional, como a dos automóveis e maquinário industrial, o que acabou tornando o Brasil ainda mais dependente do capital estrangeiro.

Perguntas interessantes