Texto IPorquinho-Da-ÍndiaQuando eu tinha seis anosGanhei um porquinho-da-índia.Que dor de coração me davaPor que o bichinho só queria estar debaixo do fogão!Levava ele pra salaPra os lugares mais bonitos mais limpinhosEle não gostava:Queria era estar debaixo do fogão.Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.Texto IIMadrigal Tão EngraçadinhoTeresa, você é a coisa mais bonita que eu vi até hojena minha [vida, inclusive o porquinho-da-índia que [me deram quando eu tinha seis anos. Os textos I e IIA utilizam metalinguagem e temática do cotidiano, quesão características da estética do Modernismo.B apresentam características da estética do Modernismo,presentes nos versos livres e na reescritura de textosclássicos do passado.C apresentam concepções diversas em relação àprimeira namorada, porque a linguagem do texto I seaproxima da prosa, ao passo que o texto II mantém aestrutura clássica do madrigal.D estão em consonância com a estética do Modernismo,pois são construídos em versos livres e com linguagemque se aproxima da prosa, características pertinentesa esse estilo literário.E afastam-se da estética do Modernismo, poisapresentam distanciamento temporal: o eu lírico, notexto I, rememora a infância e, no texto II, foca-seno presente.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
D. estão em consonância com a estética do Modernismo, pois são construídos em versos livres e com linguagem que se aproxima da prosa, características pertinentes a esse estilo literário.
Os textos I e II são característicos do Modernismo porque são elaborados por meio de versos livres, algo que é marcante nessa estética. Além disso, a linguagem apresentada é semelhante à prosa.
Lembrando que a linguagem da prosa consiste na produção de linhas seguidas e parágrafos. Diferentemente do poema que são elaborados em linhas menores, com estrófes e versos. Tudo em um bloco.
O Modernismo brasileiro foi marcado por grandes nomes como Guimarães Rosa, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Graciliano Ramos, etc.
Abraços!
Perguntas interessantes