O caso acima é caracterizado na língua comorotacismo, ou seja, um processo de mudança emque se emprega o /r/ em lugar de /l/ nos vocábulos.Embora seja inadequado à norma padrão da língua,esse processo é bastante frequente em variedades demenor prestígio social. Acerca desse tema, avalie asinformações a seguir.I. As diferenças entre variedades da língua, comoa exemplificada pelo rotacismo, não devem serconsideradas mero fator de preconceito linguístico;dado que este é um dos fatores que favorece aunidade linguística de uma comunidade.II. O rotacismo é bem aceito por todos os falantes eé empregado de forma ampla nos diversos grupossociais, sendo uma das mudanças que se estágeneralizando no português brasileiro.III. O processo de rotacismo é decorrente dediferenças sociais recentes, que estãopermitindo o surgimento de dialetos paralelosao português padrão e utilizados por falantesem ascensão social.IV. O processo de rotacismo não é novo na língua e jáocorria no período de passagem do latim vulgar parao português, como no caso de /plicare/ > /pregar/.É correto apenas o que se afirma apenas emA I e II.B I e IV.C II e III.D I, III e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Letra b. O rotacismo compreende o processo de substituição de um som, ou sibilante sonora, pelo alveolar, compreendendo portanto, uma alteração diante dos aspectos intervocálicos.
Assim, esse fenômeno está relacionado com as variedades linguísticas nacionais, principalmente aquelas variedades não-padrão, predominantes diante de contextos rurais no Brasil, recebendo infelizmente, forte carga de estigmatização.
Respondido por
5
a resposta correta e a II E III
Explicação:
Perguntas interessantes