ENEM, perguntado por Juvidaloka76741, 1 ano atrás

Quero pedir permissão à língua portuguesa parausar duas palavras que, na verdade, são inexistentesoficialmente, quais sejam: crackudo e vacilão.Crackudo é originário do termo crack. A palavra foirecentemente criada para identificar o indivíduo que éusuário dessa droga, ou seja, crackudo nada mais édo que o consumidor do crack. Quanto a vacilão, talpalavra é originada do verbo vacilar, que significa nãoestar firme, cambalear, enfraquecer, oscilar. Vacilão, nalinguagem popular, nada mais é do que o indivíduo quenão mede as consequências dos seus atos e sempreingressa em algo que não é bom para si e que só lhetraz malefícios ou aborrecimentos. E, em assim sendo,o crackudo é um vacilão! O sufixo [-ão] opera como uma desinência formadora deaumentativos, superlativos e agentivos em português,como indicado no exemplo apresentado no texto acima.Tem-se, também, o sufixo [-udo], que indica grandequantidade de X; em seu uso mais típico, X é igual à parteaumentada (orelhudo, narigudo, beiçudo, barrigudo etc).Considerando essas informações e o texto acima, concluise que o vocábulo "vacilão" possui um sufixoA agentivo, como o que se observa em "caminhão", eque, no caso do sufixo [-udo] em "crackudo", ocorre amesma motivação semântica existente em "beiçudo".B agentivo, como o que se observa em "mijão", e queo sufixo [-udo] em "crackudo" apresenta a mesmamotivação semântica existente em "orelhudo" e"narigudo".C agentivo, assim como o vocábulo "resmungão", e queo uso do sufixo [-udo] em "crackudo" resulta em umaformação vocabular incomum na língua portuguesa.D aumentativo, como o que se observa em "macarrão",e que, no caso do sufixo [-udo] em "crackudo", seobserva a mesma motivação semântica existentenos vocábulos "orelhudo" e "sisudo".E aumentativo, como o observado em "panelão", e que,no caso do sufixo [-udo] em "crackudo", se observauma construção incomum na língua portuguesa, dadaa produtividade baixa do referido sufixo.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
14

Considerando essas informações e o texto acima,  conclui-se que o vocábulo “vacilão” possui um sufixo:

C. agentivo, assim como o vocábulo "resmungão", e que o uso do sufixo [-udo] em "crackudo"  resulta em uma formação vocabular incomum na língua portuguesa.

> O sufixo -ão, presente em "vacilão", tem o mesmo valor semântico que em "resmungão": agente da ação.

Vacilão é quem vacila muito, assim como resmungão é quem resmunga (reclama) muito.

Já o uso do sufixo -udo em "crackudo" não é muito comum na língua portuguesa, pois costuma ser usado para designar parte aumentada. Exemplos:

orelhudo - que tem orelha grande

narigudo - que tem nariz grande

beiçudo - que tem beiço (lábios) grande

Perguntas interessantes