A conjunção é um fator indicativo da natureza das relações entre orações. Quando se trata de conjunções coordenadas,pode-se, então, falar não só de uma classificação sintática, mas de um valor semântico subjacente que estabelece ovínculo das orações. Dessa forma, é correto afirmar que a conjunção coordenativa presente no quadrinhoA funciona com valor de explicação e justifica o sentido tanto da primeira quanto da segunda oração.B tem valor semântico de soma, pois agrega duas orações sem estabelecer relações semânticas entre elas.C funciona com valor adversativo nas ideias expressas na sentença e poderia ser substituída por uma conjunçãodessa natureza.D funciona com valor expletivo e pode ser extraída das sentenças sem alteração no modo de conexão sintática esemântica do período.E funciona como elo conclusivo entre as ideias contidas nas orações e expressa a conclusão a que chegou um dospersonagens do quadrinho.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Letra C.
Normalmente, a conjunção "e" dá ideia de adição ou soma. No entanto, dependendo do sentido da oração, ela pode transmitir uma ideia de oposição ou adversidade. É exatamente isso que ocorre na oração presente no quadrinho.
Veja só:
(...) Uma fortuna em tecnologia e não saímos do lugar.
Se você fizer a substituição da conjunção "e" por "mas" (mas não saímos do lugar), verá que o sentido do texto não muda. Dessa forma, a conjunção "e" transmite o mesmo sentido, que é de oposição.
Sonhe, mas trabalhe duro!
Perguntas interessantes