Texto II O auge deste período foi a greve geral de julho de 1917, que paralisou a cidade de São Paulo durante vários dias. Os trabalhadores em greve exigiam aumento de salário. O comércio fechou, os transportes pararam e o governo, impotente, não conseguiu dominar o movimento pela força. Os grevistas tomaram conta da cidade por trinta dias. Leite e carne só eram distribuídos a hospitais e, mesmo assim, com autorização da comissão de greve. O governo abandonou a capital. [...]. LINHARES, H. Contribuição à história das lutas operárias no Brasil. São Paulo: Alfa-Omega, 1977. Com base na imagem e no texto, é possível afirmar que o movimento citado acima é resultado a) das restrições à cidadania no mundo do trabalho e ao autoritarismo do Estado durante a Primeira República. b) da concentração fundiária e da falta de políticas públicas de combate à seca e à miséria durante o Segundo Reinado. c) do estabelecimento da cens
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
As Greves Operárias, como ficou conhecido o movimento dos operários brasileiros no início do século XX por melhores condições de salários e garantias trabalhistas, tinha como principal objetivo o combate à precarização do trabalho.
Os salários eram baixos, com jornada de trabalho exaustiva, sem garantias trabalhistas de leis, descanso semanal e férias. Foram influenciadas por ideais anarquistas e socialistas.
Respondido por
0
Resposta:
letra A
Explicação:
Perguntas interessantes