TEXTO I
Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.
BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
TEXTO II
O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela
A objetificação do espaço físico.
B retomada do modelo criacionista. C recuperação do legado ancestral. D infalibilidade do método científico. E formação da cosmovisão holística.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa A.
Tanto no texto I quanto no texto II há a ideia de que a natureza é algo que está submetida aos interesses e às vontades humanas, de modo que o homem pode, pela força da técnica, conduzir a natureza a este ou aquele resultado desejado.
Isto é visto, implicitamente, no texto I como algo positivo, que permite uma compreensão mais profunda e mais segura da natureza (Bacon foi precursor da metodologia científica, desenvolvendo o modelo experimental), enquanto que é apontado no texto II como um possível problema, já que o homem, ao forçar a natureza a cumprir a sua vontade, pode não ter em mente as vastas consequências desta sua interferência.
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Ao longo da história, o homem sempre produziu ferramentas para facilitar seu trabalho ou ajudá-lo a superar suas limitações físicas. Assim o homem, um ser que facilmente seria vencido pela natureza, passou a produzir meios que possibilitaram a objetificação do espaço físico