ENEM, perguntado por melmelstyles336, 1 ano atrás

TEXTO I
Considero apropriado deter-me algum tempo na contemplação deste Deus todo perfeito, ponderar totalmente à vontade seus maravilhosos atributos, considerar, admirar e adorar a incomparável beleza dessa imensa luz.
DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1980. TEXTO II
Qual será a forma mais razoável de entender como é o mundo? Existirá alguma boa razão para acreditar que o mundo foi criado por uma divindade todo-poderosa? Não podemos dizer que a crença em Deus é "apenas" uma questão de fé.
RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009. Os textos abordam um questionamento da construção
da modernidade que defende um modelo
A centrado na razão humana.
B baseado na explicação mitológica.
C fundamentado na ordenação imanentista. D focado na legitimação contratualista.
E configurado na percepção etnocêntrica.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
463

É correta a alternativa A.

Durante a Modernidade (o que inclui a segunda metade do Século XV, o século XVI, XVII e a maior parte do Século XVIII) buscou-se afastar da concepção dogmática e teológica que pretendia explicar a natureza e fundamentar as relações sociais entre os seres humanos (caracterizando, por exemplo, relações de poder historicamente estabelecidas) e se aproximar de uma concepção racional.

Esta concepção, claro, não rompia completamente com todos os aspectos da simbologia Cristã, de modo que a ideia de um Deus como fundamento da compreensão da realidade, embora um Deus "esvaziado", um "Deus dos Filósofos" continuava simbolicamente importante.

Perguntas interessantes