Texto 1: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor. (Bíblia, I Coríntios 13)
Texto 2: Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? Soneto 11 de Luiz Vaz de Camões (Rimas
1. Em poucas linhas, escreva o assunto do texto I.
2. Tendo em vista que o texto I foi tirado da Bíblia, qual é o seu público alvo?
3. Agora, em poucas linhas escreva o assunto do texto II.
4. Em sua opinião, qual é o objetivo comunicativo do texto II.
5. Qual o aspecto semelhante entre os dois textos?
6. A concepção de amor é diferenciada nos dois textos. Explicite essa diferença.
PFVVVV ME AJUDEM """""48 PONTOS""""
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-O texto se trata da questão de que o amor é bom, e que sem ele nada valeria.
2- Cristãos e leitores da Bíblia
3- O autor traz comparações do amor com outras coisas, que ao mesmo tempo que é ruim, é bom, pois tem fases boas e ruins.
4- Mostrar a contrariedade do amor consigo mesmo.
5- O Amor
6- No texto l, o amor é tratado como algo muito bom, e no mesmo texto é descrita suas qualidades. Já no texto II, o autor traz o amor como algo contraditório, ao mesmo tempo que dói, não dói, que se deseja, mas também não se deseja, que é bom mais não é
1- O texto fala sobre uma questão importante, seja para os adeptos ou não de uma religião específica: o amor.
A forma como o amor é apresentado no texto I está aliada ao dom da caridade, ao respeito ao próximo e as condições de respeito a cada uma das pessoas ao nosso redor.encontro a busca pelo conhecimento, ou seja, o indivíduo que buscava compreender as problemáticas do mundo, tendo como base a filosofia de vida.
O Soneto apresentado no texto:
Esse sentido de amor, apresenta uma base sólida que é construída em todos os parágrafos, fazendo um paralelo com a felicidade e as conquistas.
Mais sobre sonetos:
https://brainly.com.br/tarefa/6387274
2 - O público alvo que o texto apresenta são aqueles que consomem diretamente o que a bíblia apresenta, ou seja, a base para o leitor cristão.
Sobre a bíblia e sua influência:
A Bíblia pode ser encontrada em diversos portais sobre a história do cristianismo.
Ela pode ser conhecida como uma tradução da bíblia, sendo traduzida em 12 línguas para quarenta países, onde os livros em sua totalidade são 66. Os principais livros são:
- Gênesis;
- Isaías;
- Jeremias;
- Ezequiel;
- Êxodo;
- Números;
- Salmos na sua primeira parte;
- Mateus;
- Lucas;
- João;
- Apocalipse em sua segunda parte.
Mais sobre as escrituras:
brainly.com.br/tarefa/20558650
3 - No assunto II vemos uma clara exposição do autor que usa da intencionalidade para construir um paralelo com o amor e aquilo que pode ser bom ou ruim, como no caso da felicidade e da frustração.
Cada um desses sentimentos quando possui amor, estabelece uma relação que é sentida de diferentes formas.
Sobre o amor no contexto bíblico:
Jesus Cristo segundo a Bíblia notou a forma como cada um dos seus fiéis e discípulos agia e buscou apresentar a mão para ajuda, criando assim laços de respeito e troca de amor, passado de geração para geração após sua crucificação.
Mais sobre Jesus na Bíblia:
https://brainly.com.br/tarefa/14638999
4 - O objetivo do autor nesse exposto é apresentar mais uma vez esse paralelo do amor só que com ele mesmo, ou seja, ele é a voz que e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos reflexivos.
Como o amor é evidenciado no primeiro texto?
De forma simples, unindo o dom da caridade com a passagem do saber, e, ele é contrariado pela forma como nós enquanto seres humanos temos momentos em que pensamos de forma negativa.
Mais sobre a espiritualidade:
https://brainly.com.br/tarefa/21802419
5 - O amor é a base inicial e final do texto.
- Através do exercício da caridade;Através da prática do bem ao próximo;
- Através da empatia e do amor.
A religião funciona como um exercício importante para estimular a fé, embora a fé não se aplica unicamente a partir desse culto.
Deste modo, sua relação com a saúde em um sentido construtivo, atua na estruturação psicológica tendo um papel importantíssimo se utilizado de maneira correta, na mente de um determinado indivíduo.
Mais sobre a temática religiosa:
brainly.com.br/tarefa/14513462
6 - O texto I apresenta o amor como algo puro, algo perfeito e leve. O texto II apresenta contradições sobre o amor, o que ele representa e como ele pode ser colocado em prática visto que somos pecadores.
Sobre a fé e o amor:
Segundo o primeiro texto, a base do amor está no acreditar positivamente, e, fazer o bem sem pensar em algo em troca, como Jesus Cristo fez segundo a Bíblia, o segundo texto cria novas reflexões sobre como esse amor deve ser implementado.
Mais sobre o conceito filosófico:
https://brainly.com.br/tarefa/12782086