Tenho 23 anos, e queria ouvir opiniões sobre um assunto, em relação a luto, quando morre alguém conhecido ou até parente próximo, eu não sinto nada tipo nem triste e nem feliz, exemplo é como se não tivesse acontecido nada, como se eu não ligasse, e mais uma coisa eu raramente vou em algum velório ou enterro, raramente mesmo, e quando eu vejo alguém falecido sinto que está dormindo, como se a pessoa não tivesse morrido, até hoje não intendo se sinto algo e o que poderia ser, não acho esse meu sentimento de como se não tivesse acontecido nada.
Alguém poderia meu ajudar a entender, e se esse tipo de sentimento existe ou se tem algum nome para eu entender melhor?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu sinto muito pela sua situação atual.
Isso que você está sentindo é normal, normalmente a causa desse sentimento é o choque por conta do falecimento de um familiar ou amigo, mas também pode ser um sintoma de ansiedade ou de depressão, caso você se sinta sozinho, procure ajuda.
Resposta: André Porto psicólogo
Sobre o "não sentir nada" quando perdemos alguém que amamos.
Quando estamos sofrendo, a ideia de falar sobre as nossas emoções pode ser assustadora. Até o pensamento de sentir alguma coisa pode ser difícil.
A palavra técnica para "não sentir nada" é anedonia. A anedonia é um dos principais sintomas do transtorno depressivo maior, mas alguém pode ter essa reação em resposta a ansiedade ou traumas. No luto, alguém pode sentir "dormência emocional", especialmente nos dias, semanas ou até meses após a morte.
Na verdade, é difícil explicar sentimentos "de não sentir nada" para pessoas que não estão vivendo uma situação. Pode ser complexo entender como a ausência de sentimento pode ser igual a extrema dor e angústia, mas pode ser.
Quando você "não sente nada", o mundo parece fazer menos sentido. Você se olha no espelho e mal se reconhece, sem emoções você se sente estranho e é difícil imaginar ser uma pessoa "normal".
Ter ausência de emoções no luto pode ser perturbador porque, depois que alguém querido morre, você espera sentir muito.
Você pode pensar: “O que há de errado comigo? Por que não sinto nada? Será que eu o amava realmente?”
Você sabe que está triste com a morte, mas não consegue ACESSAR as suas emoções e se sente diferente dos outros, lamentando a morte e se preocupando que os outros pensem que você é apático e questionem seu amor pela pessoa que morreu.
A "ausência de emoções/sentimentos" durante o luto pode ser comum e não reflete nada negativo sobre você como pessoa ou o seu amor pela pessoa que morreu.
Reconhecer essa "ausência" é o primeiro passo para ajudá-lo.
Luto é um processo. Ele é único e pessoal. Não existem as emoções "certas ou erradas", nem o tempo "certo" para sentir.
Já acompanhei pessoas "sorridentes" no falecimento de alguém que amavam e que tiveram lutos dificílimos.
Aos 16 anos eu perdi a minha avó materna e só consegui chorar a sua morte semanas depois. Nunca alguém que amava tinha falecido em minha família e precisei de tempo para isso. Fiquei "sem sentir nada" e depois veio "tudo".
Respeite o seu tempo e o das suas emoções. E se precisar, peça a ajuda a quem realmente pode ajudar.