Tema: ”A importância de cultivar hábitos saudáveis de alimentação desde a infância”
A infância é uma fase de desenvolvimento e quanto a isso a alimentação é um aspecto fundamental para a promoção de sua saúde. Além disso, este é o período em que elas estão descobrindo o mundo e mais dispostas a aprender do que nunca. Portanto, é o melhor momento para os pais regrarem a alimentação de seus filhos. Contudo, esse cenário não é tão simples quanto imaginamos.
Os maus hábitos que os pais permitem que se formem na infância acompanharão a criança durante toda a sua vida. Por excesso, a má nutrição provoca sérios problemas no organismo. O peso e o tamanho fora dos valores normais são consequências de uma má alimentação. No Brasil, Uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos. Com base nisso, Luana Pinheiro, nutricionista materno-infantil, explica que implementar uma alimentação saudável na vida das crianças também é uma oportunidade dos pais mudarem seus hábitos. “Não adianta os pais comerem pizza todos os dias e pedirem para os filhos comerem salada”.
Por conseguinte, manter uma alimentação saudável das crianças é essencial para o seu desenvolvimento e seu futuro. Pois é mais garantido que na sua fase adulta ele mantenha esses hábitos, ingestão de verduras, legumes e frutas. Porém, por ter uma vida muito corrida, optamos por alimentos rápidos e práticos, como fast-foods. Por isso muitas vezes causa o estresse, sedentarismo e a obesidade.
Portanto, a educação para a saúde deve se iniciar nas idades da pré-escola e escolar devido a sua maior receptividade e capacidade de adoção de novos hábitos e, ainda, porque as crianças se tornam excelentes mensageiras e ativistas de suas famílias e comunidades. Trazendo grandes benefícios á suas vidas adultas e diminuindo as grandes porcentagens de obesos e morte por doenças causadas pela má alimentação.
Qual nota vocês dariam e o que eu poderia melhorar/corrigir?
Obrigado!
Soluções para a tarefa
Se eu fosse vc eu reformularia a primeira frase, colocando apenas "a alimentação é um aspecto fundamental para a promoção da saúde dos indivíduos em desenvolvimento".
"Além disso" dá a ideia de uma outra ideia a ser iniciada. O melhor a ser usado seria "nesse sentido, nesse âmbito, nesse caso, nessa conjuntura, em vista disso..."
Vc colocou "elas", apesar de estar subentendido crianças, vc n especificou quem seria "elas" antes.
Não aconselho usar "portanto" no meio do parágrafo introdutório.
Vc problematizou, o que é ótimo, mas vc usou "imaginamos" o que é 2° pessoa do plural (nós).
Numa redação dissertativa argumentativa só se utiliza 3° pessoa ( ele/ela/eles/elas).
Poderia ter colocado "Contudo, esse cenário se configura como uma problemática alarmante".
(3° pessoa)
Faltou explicitar os 2 argumentos a serem desenvolvidos. O que eu uso geralmente é, logo após o "contudo..." "... Haja vista X1 e X2 que corroboram para a sua perpetuação na sociedade contemporânea".
Faltou a conclusão do parágrafo introdutório. Aí o portanto é bem-vindo: "portanto, cabe uma análise acerca desse impasse/dessa conjuntura/desses fatores.
Agora indo pro parágrafo 2:
Faltou a conjunção inicial. Pode ser "primeiramente, inicialmente, em primeiro lugar..."
Sua primeira oração já é o desenvolvimento do argumento. O certo é começar com um tópico frasal ou o repertório sociocultural seguido dele. Por exemplo, comece com o dado estatístico q vc colocou e depois diga "Tal dado se deve ao descaso dos familiares no que tange a atenção ao consumo excessivo e pouco nutritivo que oferecem aos seus infantes".
Utilize um repertório sociocultural em cada parágrafo de argumentação. Se vc usou um dado estatístico no primeiro, use a fala da Luana Pinheiro no segundo.
Parágrafo 3:
Vc começou com uma conjunção conclusiva "Por conseguinte", que tem o mesmo sentido de portanto.
Comece por "ademais, além disso", já q vc vai iniciar outra argumentação.
Vc usou "ele", mas quem é "ele"? ( as crianças são "elas" )
"optamos" - 2° pessoa do plural (nós) -> proibido.
Antes de ingestão faltou explicitar que era um exemplo. Use " como a ingestão...," ou "por exemplo, a ingestão de..."
Faltou a conclusão do 3° parágrafo. Exemplo: "Logo, torna-se preemente a elaboração de intervenções".
Conclusão:
"Deve se iniciar" não está certo. O correto é "se deve iniciar" ou então "deve ser iniciada"
Vc repetiu "escola". Poderia ter colocado "na juventude".
Grandes benefícios a suas vidas adultas (não tem crase, nem acento).
"grandes porcentagens de obesos e morte" não está em concordância. Seria "grandes porcentagens de obesos e de mortes"
Aconselho utilizar a regra dos 5 para formular intervenções:
Agente
Ação
Meio/Modo
Detalhamento
Finalidade
No Enem vc só garante 200 pontos na competência 5 se formular duas intervenções com esses 5 tópicos.
Faltou fechamento final, retomando sua tese inicial.
Exemplo "Com isso, a promoção da saúde será efetivada".