Técnica utilizada para fabricar recipients para guarder cereais e líquidos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos ao armazenamento de alimentos
A técnica de armazenamento de alimentos consiste em acondicionar os produtos de forma a diminuir ao máximo o oxigênio presente dentro dos recipientes e adicionar produtos – conservantes naturais utilizados como tempero, que previnem a proliferação de insetos e organismos. Tais produtos podem ser alho, folhas de louro, pimenta do reino, cravo, canela, etc.
Após ficarem guardados, quando for utilizar, vai notar que o alimento absorveu o odor do produto utilizado para conservação. Não se preocupe. O odor desaparece após a preparação do prato.
Esta técnica tem sido empregada e ensinada há anos por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Membros e não membros da organização aprendem os procedimentos como meios de autossuficiência.
Armazenamento de alimentos em garrafas pet podem durar anos.
Armazenamento de alimentos em garrafas pet podem durar anos.
Após a seleção e redução da umidade dos alimentos, escolha o melhor recipiente para o alimento e o tamanho ideal para a sua necessidade. Após guardar os produtos, feche bem e sele a tampa para impedir a entrada de oxigênio. Ao final, ponha etiqueta no recipiente com data do armazenamento, o alimento, a quantidade e outras informações que julgar necessária.
Confira as dicas abaixo de como armazenar cada tipo de alimento.
Arroz e feijão
Recipiente indicado: garrafa pet de 2 litros
Quanto cabe: aproximadamente 2 kg
Validade: arroz, mais de 5 anos; feijão, até 3 anos
Como fazer: coloque 3 ou 4 dentes de alho com casca no fundo da garrafa pet devidamente limpa e seca. Com a ajuda de um funil grande, coloque uma quantidade do alimento que preencha até a altura de 4 dedos (aproximadamente de 6 a 10 centímetros) e adicione 1 ou 2 dentes de alho.
Selar as tampas com parafina evita a entrada de umidade, oxigênio e organismos.
Selar as tampas com parafina evita a entrada de umidade, oxigênio e organismos.
A cada adição de arroz ou feijão, bata o fundo da garrafa sobre a mesa ou base onde está trabalhando, para acondicionar os grãos. Isso diminui a quantidade de oxigênio dentro da garrafa e assenta melhor o produto. Repita o passo até preencher toda a garrafa e termine colocando um ou 2 dentes de alho na boca da garrafa. Feche com a tampa original da garrafa e sele preferencialmente com parafina derretida ou fita crepe para impedir a entrada de umidade e oxigênio.
Todos os grãos, por exemplo: grão de bico, ervilha seca, lentilha, pipoca, etc. podem ser armazenados desta forma.
O tempo de armazenamento recomendado para o feijão é menor porque, quanto mais velho, mais difícil de cozinhar ele fica.
Macarrão
Recipiente indicado: garrafa pet ou pote plástico que acondicione o tipo de macarrão a ser armazenado
Quanto cabe: depende do recipiente
Validade: 1 a 2 anos
Como fazer: acondicionar o macarrão dentro do recipiente, preenchendo o máximo possível. Coloque cerca de meia colher das de café de pimenta do reino moída. Tampe bem e passe fita crepe para impedir a entrada de oxigênio e umidade.
Farinha de trigo
Recipiente indicado: potes plásticos de 900 ml de volume
Quanto cabe: aproximadamente 1 kg
Validade: 2 anos
Como fazer: para armazenar farinha ou qualquer outro farináceo, como fubá, o produto empregado é a folha de louro. Posicione algumas folhas no fundo do pote e adicione uma quantidade de farinha já peneirada e seca. Bata o fundo do pote contra a mesa ou base onde está trabalhando para acondicionar e compactar o alimento. Coloque mais folhas de louro e repita o processo colocando farinha e folhas de louro até preencher totalmente o pote. Com o auxílio da tampa, pressione a farinha para compactá-la o máximo possível. Se necessário, coloque mais farinha para não deixar espaço de ar. Finalize com algumas folhas de louro, tampe e passe fita crepe na borda do pote para selar e impedir a entrada de oxigênio e umidade.
Farinha de trigo e aveia armazenados em potes plásticos.
Farinha de trigo e aveia armazenados em potes plásticos.
Aveia
Recipiente indicado: potes plásticos
Quanto cabe: depende do recipiente
Validade: aproximadamente 2 anos
Como fazer: assim como a farinha de trigo, realize o processo de secagem do produto, colocando-o no sol ou no forno levemente quente. Como não é possível peneirar a aveia, dê preferência para boas marcas. Para este grão que pode ser consumido cru – e similares, como linhaça, chia, gérmen de trigo – utilize cravos e/ou pedaços de canela em pau. Faça camadas de cravo e canela e aveia, terminando pelos temperos, acondicionando, tampando e vedando bem.
Açúcar e sal
Recipiente indicado: potes plásticos
Quanto cabe: depende do recipiente
Validade: aproximadamente 3 anos
Explicação:
espero ter ajudado