Biologia, perguntado por JoaoMaia43, 7 meses atrás

Taxonomia: nomenclatura binominal


A seguir é apresentada a classificação da onça-pintada. Os nomes dos táxons são colocados em ordem decrescente de abrangência.
Animalia→Chordata→Mammalia→Carnivora→Felidae→Panthera→Panthera onca

A) Associe a cada táxon citado o nome da categoria taxonômica correspondente.


B) Mencione as regras que devem ser seguidas para se escrever o nome científico das espécies.


C) Suponha que você esteja fazendo uma busca na internet usando Panthera onca como termo-chave e depois passe a fazer a mesma busca substituindo esse termo por "onça pintada". Em cada caso, você obterá informações em qual(is) idioma(s)? Um estudante que mora na Inglaterra ou em qualquer outro país, mas que não fala português, utilizaria qual desses dois termos-chave em sua busca? Explique sua resposta. Se tiver acesso à internet, faça a busca como foi sugerido no início do enunciado e escreva,no caderno, um parágrafo comentando suas observações.


D) Relacione a resposta que você deu ao item anterior com a vantagem de se adotar uma nomenclatura universal.

Soluções para a tarefa

Respondido por Barbiezinhadobrainly
8

A questão trabalha a Taxonomia. Vamos revisar esse conteúdo e depois responder às questões.

  • Introdução:

A divisão dos grupos de seres vivos foi iniciada por Lineu, em meados do século XVI. Ela levava em conta a semelhança física e comportamental dos seres.  Com o avanço da tecnologia e pesquisa, foi-se dividindo mais e mais os reinos, e usando o critério genético para a divisão dos seres vivos.

Atualmente, usa-se o famoso REFICOFAGE para a classificação: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

  • Questões:

a. Taxon: nome específico de uma categoria do reficofage.

Animalia: Reino

Chordata: Filo

Mammalia: Classe

Carnivora: Ordem

Felidae: Família

Panthera: Gênero

Panthera onca: Espécie

b. As regras para a escrita de nomes científicos de espécies são bem simples: o gênero sempre deve começar com letra maiúscula, seguido pela espécie, começando com minúscula. São nomes em latim, e se a escrita for manuscrita, deve ser destacada com um traço embaixo. Se for no computador, deve estar em itálico ou sublinhado.

c. Buscando por onça-pintada, você receberia resultados em português. É usado os nomes de espécies em latim justamente por ser uma língua morta, a qual nenhuma civilização atual fala, então não está sujeita a mudanças. Desse modo, todas as pessoas podem conhecer as espécies e obter informações sem ter que aprender a língua específica de outro país por isso. Logo, o aluno do Reino Unido pesquisaria pelo nome científico da onça, Panthera onca.

d. A vantagem de se adotar uma nomenclatura universal é a da praticidade: usar uma língua só, que não sofrerá mudanças, universaliza a taxonomia dos seres. Desse modo, facilita também a comunicação entre pesquisadores de países diferentes, além de facilitar na busca por resultados na internet, livros, entre outros, devido aos nomes de espécies mudarem de uma língua para outra.

Saiba mais sobre taxonomia em:

  1. https://brainly.com.br/tarefa/30669901
  2. https://brainly.com.br/tarefa/28426012

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes