História, perguntado por wesley50, 1 ano atrás

surgindo no 2° governo Vargas, a Petrobrás manteve o monopólio de extração, refino e do transporte marítimo do petróleo por 43 anos. Em 1997, foi promulgada uma lei que determinou a quebra deste monopólio. O fato tem gerado grande polêmica: uns consideram o petróleo do estado brasileiro, outros entendem que a concorrência pode baratear o custo e beneficiar o consumo. Reflita e formule sua opinião.

Soluções para a tarefa

Respondido por MannuMuniz
382
O petróleo brasileiro é da população brasileira, porém não é público. Deixar ele centralizado, refletiria em monopólio de uma oligarquia, tendo então a melhor solução a distribuição de diversas empresas para poder ter concorrência e mesmo barateando, o Estado pode arrecadar essa diferença de outras formas
Respondido por makmorales
28

Por seu histórico de má administração da Petrobrás e outros setores estatais, principalmente por uma contaminação política da administração que deveria ser técnica, a quebra deste monopólio do petróleo é necessária.

A concorrência pode baratear o custo e beneficiar o consumo porque quando existe apenas uma empresa que controla o mercado, não existe a necessidade dela se tornar eficiente e vantajosa ao consumidor.

É o que ocorreu com a Petrobrás, não por má vontade, e sim por ineficiência em função de interferências políticas, o que acaba prejudicando o mercado consumidor.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/22362719

Anexos:
Perguntas interessantes