Biologia, perguntado por alicemeirellez9290, 11 meses atrás

Suponha a seguinte situação hipotética: Em pleno mês de dezembro, um botânico está em um barco no oceano Atlântico, exatamente no ponto que corresponde à intersecção de duas linhas imaginárias: a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Na figura, a seta indica esse ponto. No barco, há dois vasos contendo duas plantas da mesma espécie, que foram cultivadas em condições idênticas. Uma delas foi cultivada no litoral do Pará e, a outra, no litoral do Gabão, ambos os locais cortados pela linha do equador. Suponha que as duas plantas apresentam a mesma eficiência fotossintética e que, partindo do ponto de intersecção das linhas, o botânico possa se deslocar ao longo da linha do equador ou do meridiano de Greenwich. Com relação à eficiência fotossintética das plantas após o deslocamento em relação àquela do ponto de origem, e considerando apenas a variação da incidência dos raios solares, é correto afirmar que (A) a eficiência fotossintética de ambas as plantas não irá se alterar se o botânico navegar para maiores latitudes, em qualquer sentido. (B) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, em sentido leste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (C) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sentido oeste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (D) ambas as plantas manterão, aproximadamente, a mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, tanto em sentido leste quanto para oeste. (E) ambas as plantas terão a eficiência fotossintética aumentada se o botânico navegar para maiores latitudes ao norte, mas terão a eficiência fotossintética diminuída se navegar para o sul.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
17
Olá!!! Bom vamos lá!

Devemos entender a diferença entre longitude e latitude , a latitude vai ser as linhas de cima para baixo do globo e a longitude de um lado a outro, repare que estamos falando da linha do equador, os países que se encontram nela acabam tendo um clima parecido e a mesma incidência de sol, isso significa que as plantas cultivadas nesses países conseguirão ter o mesmo nível de fotossíntese.

Por isso podemos dizer que as duas plantas as plantas terão a mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, tanto em sentido leste quanto para oeste. Ou seja, a resposta correta é a letra D!

Espero ter ajudado em algo! 
Perguntas interessantes