superar a dicotomia entre teoria e prática é um dos grandes desafios nos cursos de graduação, principalmente nos de licenciatura, como o de pedagogia. os embates são constantes a respeito dessa separação presente na formação docente, o que aponta para um enorme distanciamento entre o que os cursos propõe enquanto conhecimento e o que a prática docente exige.
Soluções para a tarefa
A dicotomia entre teoria e prática existe dentro do processo de se estabelecer uma base educativa, considerando os cursos de Licenciatura, onde vemos como fundamental a formação de novos educadores, atuando de forma prática no ambiente escolar. Alternativa 3.
Se faz necessário formar educadores capacitados
Por isso, a teoria e a prática acontecem de forma contínua, ou seja, a formação deve ser continuada, além de caminhar lado a lado com o saber, onde uma vez que o aluno é capaz de aprender de forma teórica, cabe ao educador ser um mediador do processo para que ele possa colocar em prática esses conhecimentos, seja através de provas e testes, de trabalhos, individuais ou em grupo, entre outras formas de avaliar.
Alternativas do enunciado:
Alternativa 1: O currículo dos cursos de formação inicial de professores, trabalham a partir de práticas construtivistas da educação, deixando de lado concepções teóricas arcaicas e pouco utilizadas na atualidade.
Alternativa 2: Os cursos de formação inicial defendem um currículo e um fazer pedagógico baseado nas concepções da Educação Bancária, idealizada por Paulo Freire.
Alternativa 3: A dicotomia começa no currículo que propicia um impacto nessa separação na medida em que não conversa com a realidade da escola, desconsiderando aqueles que estão ao entorno dela.
Alternativa 4: O distanciamento entre a teoria e a prática na formação inicial dos profissionais da educação, é apenas uma concepção descrita no imaginário teórico e que pouco tem a ver com a realidade vivenciada.
Mais sobre a dicotomia entre teoria e prática: brainly.com.br/tarefa/48127898
#SPJ4