Staphylococcus aureus é uma bactéria do grupo dos cocos gram-positivos que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas e furúnculos, até as mais graves, como pneumonia, meningite, endocardite, entre outras. Em relação às características dessa bactéria, assinale o item correto:
a.
Em seu citoplasma estão alguns lisossomos que liberam enzimas digestivas como colagenase, provocando doenças como espinhas e furúnculos.
b.
Sua parede celular apresenta ácido teicóico e espessa camada de peptideoglicano.
c.
Sua parede celular apresenta membrana externa, o que garante a capacidade de adaptação e resistência aos antibióticos.
d.
Sua parede celular apresenta ácido teicóico e lipopolissacarídeos na membrana externa, que são responsáveis pela locomoção das bactérias.
e.
Essas bactérias, quando coradas pela coloração de Gram, são classificadas em Bacilos Álcool-Ácido Resistentes.
Soluções para a tarefa
A alternativa C, está correta. Devido sua grande capacidade de adaptação a bactéria Staphylococcus aureus, cria uma resistência maior aos antibióticos.
Porque essa bactéria é resistênte aos antibióticos?
Algumas S. aureus são capazes de resistir e sobreviver intracelularmente em osteoblastos. Podendo viver metabolicamente inativas. Tornando às tolerantes à ação dos antibióticos.
Em alguns casos, formam biofilmes na camada externa, com composições ainda não identificadas ao organismo, atuando com uma camada de proteção contra a atividade dos antibióticos e do sistema imunológico do ser humano.
Nesse caso também é comum provocar infecções ósseas, como: artrites sépticas e infecções de próteses ósseas, dificultando o tratamento.
Entenda mais sobre Staphylococcus aureus em:
https://brainly.com.br/tarefa/42049700
#SPJ9
de sua parede celular, polissacarídeos e proteínas antigênicas, bem como outras moléculas importantes, as quais
podem induzir uma resposta imunológica no hospedeiro.
Entre essas outras moléculas podemos citar o ácido tecóico, o glicanopeptídio, a proteína A, além da presença de
cápsula e de adesinas