ENEM, perguntado por igorrca, 1 ano atrás

Souza (2016, p.57). Marx também entendeu que a religião deve ser investigada em razão das funções que desempenha na sociedade e não com base em seus conteúdos e elementos internos. Ele postula um conjunto de causas que estão diretamente relacionadas com a “miséria real” construída por meio de processos econômicos, sociais e políticos, pela luta de classes e seu impacto na sociedade e na história. Considerando o relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. Para Marx, não faz sentido uma pesquisa que centre seus interesses no conteúdo das crenças, nas aquisições ou perdas intelectuais ou emocionais produzidas por elas, na reunião de mitologias, rituais etc., e suas comparações. Por que o que realmente importa é a compreensão dos processos econômicos produtores da miséria, bem como sua reflexão e expressão na religião e a função que ela exerce no quadro geral da vida coletiva. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. ALTERNATIVAS As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa. A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira. As duas asserções são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
2
Boa noite!

Separo as afirmações para facilitar a compreensão:

1. Para Marx, não faz sentido uma pesquisa que centre seus interesses no conteúdo das crenças, nas aquisições ou perdas intelectuais ou emocionais produzidas por elas, na reunião de mitologias, rituais etc., e suas comparações.
Correto. É essa a crítica feita por Max Weber, quando este produz sua obra prima, a Ética Protestante. Weber aponta a importância dos aspectos culturais, tão grande quanto a dos aspectos econômicos.


2. Por que o que realmente importa é a compreensão dos processos econômicos produtores da miséria, bem como sua reflexão e expressão na religião e a função que ela exerce no quadro geral da vida coletiva
Na visão de Marx, está correto. O materialista aponta a essencialidade dos aspectos econômicos na condução da luta de classes, que governa a História.

As duas afirmações estão corretas e a segunda explica a primeira.
Perguntas interessantes