Sociologia
1. No final do século XVIII e início do século XIX, a sociologia surge de fato como uma ciência, possuindo uma metodologia específica para estudar os problemas sociais desse período. Explique os principais fatores históricos que contribuíram diretamente para o nascimento dessa ciência.
2. O Positivismo foi a primeira corrente teórica, sociológica desenvolvida pelo Francês Auguste Comte a definir um objeto e uma metodologia específica para o estudo dos problemas sociais. Baseado no que estudamos, explique o que é o Positivismo desenvolvido por Comte.
3. O que são os fatos sociais desenvolvido por Émile Durkheim? Cite as características dos mesmos.
4. O que é a burguesia e o proletariado na concepção de Karl Marx? Explique.
5. Conceitue a Revolução Social e a Ditadura do Proletariado proposta por Karl Marx.
6. O que é ação social e os tipos ideais de ação desenvolvido por Max Weber? Explique.
7. O que é a Sociologia? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Ele apresenta três características sendo:
- A coercitividade;
- A Exterioridade;
- A Generalidade.
A coercitividade tende a coagir o indivíduo de forma direta, enquanto a exterioridade, utiliza de padrões culturais para coagir a mente do mesmo, e por fim, a generalidade do ato de coletividade, ou seja, os fatos sociais pertencem a todos.
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
A sociologia estuda o indivíduo e sua relação na sociedade.
É na construção da pesquisa de campo, que o sociólogo poderá atuar de maneira clara, levando em consideração aspectos absorvidos na coleta de dados por exemplo.
A pesquisa científica necessita do método, e, ele, deverá ser elaborado de modo a favorecer o conjunto da obra.
Resposta:
sim
Explicação: