História, perguntado por ToninhoFormiga, 1 ano atrás

De que forma as lutas emancipacionistas na África atingiram Portugal ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Raissa16oliveira
2
O papel da literatura na luta de libertação em África
Como é que a escrita e a literatura contribuíram para a mobilização e a emancipação política na luta pela independência das ex-colónias portuguesas em África? A DW foi saber o que pensam alguns escritores lusófonos.

Moçambique tornou-se independente de Portugal em 25 de junho de 1975
António Trabulo é autor de uma dúzia de livros, alguns sobre as vivências em Angola no tempo colonial. O médico português acaba de publicar "A Guerra da Guiné" – um olhar isento para tentar compreender com serenidade as razões do conflito que antecedeu a independência da Guiné-Bissau.

Tendo passado por Coimbra, uma espécie de berço do Movimento Literário Juvenil, que congregava jovens estudantes oriundos das colónias portuguesas em África, Trabulo sublinha o papel que a escrita desempenhou no processo para a autodeterminação e independência dos respetivos povos.

"A literatura e outras formas de cultura são fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência política. Todos os estudantes de Coimbra naquele tempo leram a literatura marxista, a literatura revolucionária ligada a Léopold Senghor e à negritude e também Frantz Fanon. A minha república funcionou, de certo modo, como um viveiro de quadros", recorda o autor.

Libertação política

A literatura cumpriu a sua função. Desempenhou um papel fundamental, contribuindo positivamente para a luta de libertação política, reconhece Delmar Gonçalves, da Associação dos Escritores Moçambicanos na Diáspora.

Espero ter ajudado!!!
Marque como a melhor resposta!!

ToninhoFormiga: Vle Fera
Perguntas interessantes