sobre os ursos polares e suas adaptações ao clima frio responda porque o acúmulo de lipídios no corpo desses animais é tão importante para sua sobrevivência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como pode imaginar, um dos fatores para que o urso polar consiga sobreviver no frio é o seu pelo. ... Debaixo da pele dos ursos polares encontra-se uma camada grossa de gordura que os protege do frio. Depois, como em outros mamíferos desta zona, o seu pelo está dividido em duas camadas: uma inferior e outra exterior.
Mutações genéticas que acompanharam a evolução do animal o tornaram capaz de metabolizar grandes quantidades de colesterol no sangue. Uma nova pesquisa descobriu o motivo pelo qual o urso polar acumula muita gordura no corpo sem correr um risco grande de desenvolver doenças cardíacas.
Resposta:
Os ursos-polares (Ursos maritimus) são animais mamíferos encontrados na região do Ártico, um local muito frio e com bastante gelo. É o maior de todos os ursos existentes no mundo, apresentando mais de dois metros de comprimento e pesando até 720 kg. Na natureza, esses animais vivem em média 30 anos.
Os ursos-polares são conhecidos por seus pelos brancos, que permitem uma fácil camuflagem nesse ambiente rico em neve. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que esses ursos, na realidade, possuem pele negra. Esses animais apresentam ainda uma grande quantidade de gordura em seu corpo, o que faz com fiquem protegidos do frio. Sem essa proteção seria impossível sobreviver nesse local e nadar nas águas geladas da região.Esses belos animais são ótimos nadadores e comumente são avistados em mar aberto. Normalmente nadam em busca de alimento e de outros locais para descansar. Em média, um urso-polar atinge 10 km/h.
Carnívoros ferozes, os ursos-polares alimentam-se principalmente de focas. Para capturar esses animais, o urso cava buracos no gelo e espera que a presa suba para pegar um pouco de ar. Eles também podem alimentar-se de animais mortos, tais como as baleias. No período de verão, quando o gelo derrete, os ursos ficam um grande período de tempo sem se alimentar, sobrevivendo graças às suas reservas. Os ursos-polares não apresentam predadores naturais, sendo, portanto, os grandes reis do Ártico.Os ursos-polares são extremamente dependentes do gelo para sobreviver, sendo assim, mudanças na temperatura média do planeta podem causar sérios danos à população. Se o aumento da temperatura continuar e, consequentemente, a quantidade de gelo diminuir, muito provavelmente essa espécie deixará de existir em cerca de 100 anos. Atualmente esse animal está classificado como vulnerável na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).