Sobre os três poderes no Brasil, observe a abordagem de Guzzo (2018):
Os personagens que mandam na vida pública do Brasil de hoje, muitos dos quais não receberam um único voto para exercerem os cargos que ocupam, estão envolvidos até a cabeça, neste momento, numa experiência sem precedentes: governar o país através de decretos judiciários, burocráticos e pessoais, estes últimos baixados basicamente por indivíduos cujo maior mérito é ter acesso ao Diário Oficial da União. Esqueçam os Três Poderes, como está previsto na Constituição, e a obrigatória independência entre eles. Para que isso? O Brasil já está tentando há anos seguir esta regra, e obviamente não deu certo. Ruim por ruim, que tal experimentar um sistema em que as autoridades mais altas, sem maior entendimento entre si próprias, saem por aí tomando as decisões que lhes dão na telha ─ e ficam olhando para ver se o resto do país obedece? Se obedecer, beleza: mais uma vez “as instituições funcionaram”. Se não obedecer, paciência: tenta-se alguma outra coisa, ou deixa-se tudo mais ou menos como está. É uma espécie de anarquia aplicada, algo aparentemente inédito na história das nações. (GUZZO, 2018).
Fonte: GUZZO, J. R. Anarquia aplicada. Revista Exame – Edição N.º 1157 de 21 de março de 2018.
Baseando-se no texto acima, analise as assertivas que se seguem.
Nas eleições, oportunidade em que o povo tem a possibilidade de escolher seus representantes para os cargos do Legislativo e Executivo, não há qualquer possibilidade de influência da desarmonia ou anarquia dos poderes constituídos no Brasil
PORQUE
o momento político recente do país é de total independência e convivência sadia de cada um dos três poderes, sem contar que estes, historicamente, sempre viveram em total harmonia em nosso país.
Analisando as afirmativas acima, é possível concluir que:
Escolha uma:
a. Apenas a primeira afirmativa é verdadeira.
b. Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
c. Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
d. Ambas as afirmativas são falsas.
e. Apenas a segunda afirmativa é verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Ambas as afirmativas são falsas. Correto
Respondido por
5
Oi,
d. Ambas as afirmativas são falsas.
A política é uma ferramenta de grande importância para qualquer país, e em uma democracia é necessário que saibamos o que estamos fazendo para que possamos escolher candidatos que além de nos representarem, saibam lidar com diversos assuntos como economia, saúde e educação.
Mas embora possamos votar para tantos políticos, nem de todos os poderes podemos escolher, por isso os representantes que conseguimos escolher são importantes para a representação em todos os setores.
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás