sobre os terremotos que aconteceram no japao quais sao eles
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sismo e tsunami de Tohoku de 2011
Data 11 de março de 2011, 14h46min23 hora local
Zonas atingidas Japão
Vítimas 15 894 mortos confirmados, 6 152 feridos e cerca de 2 562 desaparecidos
Explicação:
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
O Japão está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região marcada pela alta ocorrência de terremotos e vulcões, uma vez que há, ao longo de toda a costa do Oceano Pacífico, uma área de contato entre as placas tectônicas. Desse modo, a principal causa do terremoto de Fukushima é a zona de contato entre duas placas tectônicas, que, mediante uma elevada instabilidade tectônica, entraram em colisão, gerando um forte tremor de terra.
A ocorrência de tremores de terra no Japão é extremamente comum e faz parte do cotidiano da população, porém esse tipo de evento apresenta difícil previsibilidade e, muitas vezes, provoca danos físicos e humanos. No caso do terremoto de Fukushima, a força liberada pelo contato das placas tectônicas locais foi muito intensa, o que fez desse terremoto o mais forte já registrado no Japão.
O terremoto de Fukushima de 2011 foi um evento sísmico ocorrido no Japão. É considerado o maior tremor de terra já registrado no território japonês. As suas causas estão atreladas à instabilidade tectônica da zona de contato de duas grandes placas tectônicas localizadas no litoral leste do Japão.
Esse terremoto atingiu uma magnitude de 9,1 graus na Escala Richter e gerou um grande tsunami, que atingiu a região de Tohoku, assim como a Usina Nuclear de Fukushima. A inundação da usina provocou a destruição de reatores nucleares e a liberação de gases tóxicos na atmosfera. Esse evento é considerado um dos maiores desastres nucleares da história. O terremoto de Fukushima gerou uma grande volume de perdas materiais e humanas, e cerca de 20 mil pessoas perderam a vida em razão desse tremor e suas consequências.