Sobre os indígenas e a formação do Brasil, marque a alternativa INCORRETA: * 1 ponto O território que se tornaria o Brasil registra a presença de humanos há 12 mil anos. A etnia mais numerosa eram os tupis-guaranis e foram com eles que os portugueses travaram contato. Na época do “descobrimento”, a população indígena do Brasil era de mais de um milhão de pessoas. Hoje, está reduzida a menos de cem mil. Quando se iniciou a exploração agrícola, os índios se tornaram um obstáculo para os colonizadores, que queriam suas terras e seu trabalho. Os indígenas não sofreram violência por parte dos colonizadores e também trabalhavam de livre e espontânea vontade na lavoura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Os indígenas não sofreram violência por parte dos colonizadores e também trabalhavam de livre e espontânea vontade na lavoura.
explicação ex 1: A alternativa pede para assinalar a questão incorreta. Assinala-se que os índios foram obrigados a trabalhar na lavoura e sofreram vários tipos de violência por parte do colonizador, e não o contrário, como pontua a questão.
2)É de extrema importância que os paranaenses valorizem e reconheçam os indígenas como produtores de saberes, ciências, arte, religião e, consequentemente, como participantes da construção histórica, cultural, social e política, do estado.
explicação ex 2: Esta aula evidencia a presença indígena no território paranaense na construção de aspectos culturais, sociais, políticos e históricos dessas culturas.
certo no classroom .
A alternativa correta está em: Os indígenas não sofreram violência por parte dos colonizadores e também trabalhavam de livre e espontânea vontade na lavoura.
O papel dos índios na formação da nossa cultura é de extrema importância principalmente pela formação da língua, comunicação e miscigenação, que mesmo não observadas.
Atualmente, as comunidades indígenas, desde o período da colonização vem sofrendo severamente com as mudanças ocorrentes em nosso país.
Questões como o desmatamento, a perda de tribos, línguas, culturas e valores entre os diferentes povos indígenas, apesar de ser velado pela sociedade, são crimes hediondos, e, por isso, órgãos de proteção indígena como a FUNAI, o sistema de cotas, e, a proteção do governo federal, são medidas e programas que apenas colocam os índios como parte da sociedade, visto que o que foi perdido não poderá ser recuperado.