Sobre o Texto II
6) Vocês ou seus pais, em algum momento, compraram algum produto que não gostaram e conse- guiram efetuar uma reclamação formalmente? Comentem como foi e o que ocorreu.
7) Quais as características do texto, como ele é estruturado? Que função e em qual suporte ele se encontra? De que maneira seu conteúdo é apresentado?
8) Identifiquem os argumentos utilizados por Lúcia para expor seu problema e exemplifiquem.
9) Busquem trechos que demonstram a insatisfação pessoal da cliente na reclamação feita e des-
crevam o tipo de linguagem usada nessa expressão.
Sobre o Texto III
10) Pesquisem na internet e observem em quais suportes esse tipo de texto está presente. Descre- vam as informações no caderno.
11) Localizem a que gênero o Texto III pertence e destaque suas características para comprovar a resposta.
12) Comparando os dois comentários pertencentes ao texto, notamos como o primeiro destaca ape- nas pontos positivos sobre o celular, já o segundo critica o som, apesar de concluir ser um bom aparelho. Escolha um dos comentários e complete-o, elaborando uma contra-argumentação para a opinião do autor.
13) O que podemos inferir sobre a intenção das pessoas ao escreverem comentários avaliativos?
Sobre o Texto II e III
14) Como podemos estabelecer uma relação entre os gêneros carta de reclamação e o comentá- rio avaliativo?
15) Mesmo no universo digital, local onde o internetês2 é a variação linguística mais utilizada (em salas de bate-papos das redes sociais, blogs etc.) há adequações na linguagem que variam de acordo com as finalidades e destinatários previstos nas situações, nos conteúdos e composi- ções textuais. Discriminem as principais diferenças (e semelhanças) presentes na linguagem dos Textos II e III.
Soluções para a tarefa
RESPOSTAS:
6) Vocês ou seus pais, em algum momento, compraram algum produto que não gostaram e conseguiram efetuar uma reclamação formalmente? Comentem como foi e o que ocorreu.
Sim, na primeira vez que fizemos isso mandamos uma carta direto para a empresa e quem nos retornou foi o gerente. Na carta e que ele mandou explicava e não nos daria outra bolsa (o objeto que queríamos trocar) e não daria reembolso, disse que não era problema dele e que não poderia fazer nada sobre.
Mandei outra carta retornando falando pra marcar um horário para conversar com o dono da loja, pois a bolsa era muito cara e não era um defeito pequeno. Ele novamente retornou dizendo que não irria marcar um horário, porque certamente o dono não estaria interessado e que eu estava fazendo ele perder o seu tempo.
Depois de muito insistir eles finalmente me deram uma nova bolsa nova.
9) Busquem trechos que demonstram a insatisfação pessoal da cliente na reclamação feita e descrevam o tipo de linguagem usada nessa expressão.
"[...] Estou decepcionada [...]" = linguagem formal
"[...] No entanto, fui enganada [...]" = linguagem informal
INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI RESPONDER TUDO
SINTO MUITO
:( ( :( :( :( :( :( :( :( :( :(
6- Na verdade, não foi a compra de um produto, mas, sim, de um serviço de internet e TV a cabo. Eu estava muito insatisfeita com a velocidade da internet. Apesar de ter contratado a velocidade mais alta, na prática, ela era bem baixa. Escrevi uma reclamação formal para a empresa, que, infelizmente, ignorou o conteúdo do meu e-mail. Depois de dois meses, acabei cancelando o serviço.
7- O texto II é estruturado no formato de carta formal (no caso, carta de reclamação), já que começa com local e data, também especifica o destinatário da carta, divide-se em parágrafos e termina com uma saudação (atenciosamente). O texto apresenta duas funções de linguagem: a função referencial, cujo objetivo principal é informar sobre algo, e a função emotiva, já que o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades, por meio da própria opinião. Trata-se de um texto em primeira pessoa. O suporte do texto é a carta e o seu conteúdo é apresentado em parágrafos.
8- O produto comprado por Lúcia tinha, como uma de suas características divulgadas, “microfone embutido de fácil captação de som”. Lúcia expõe e explica seu problema: “Liguei o fone, conectei ao meu celular e assustei-me quando notei que o microfone não captava o som da minha voz” e “Ainda duvidando da minha percepção, desliguei o aparelho e liguei novamente, refiz o processo de conexão e realizei uma ligação para uma amiga, para poder testar o microfone. Novamente, não obtive sucesso. Minha amiga não ouvia nenhum som”.
9- Lúcia demonstra sua insatisfação escrevendo: “Estou decepcionada”; “Comprei um produto considerando a minha necessidade em fazer chamadas de voz sem precisar desconectar o fone, afinal, minha profissão exige muita negociação com meus clientes, o que me faz ficar horas em ligações telefônicas”; e “No entanto, fui enganada e acabei ficando pior do que já estava”. Trata-se de um texto dissertativo-argumentativo, já que expõe um tema (a insatisfação com o produto) e os argumentos de quem escreve. A linguagem usada apresenta a função emotiva, já que o emissor transmite suas emoções e subjetividades. Exemplos de função emotiva: cartas, diários etc.
10- O texto III tem como suporte, normalmente, sites, blogs, páginas de redes sociais etc. São avaliações online de clientes a respeito de um produto (neste caso, celular).
11-Trata-se de um texto de gênero descritivo, pois descreve características do celular. Este tipo de texto costuma apresentar vários adjetivos, que mostram as percepções do emissor. Exemplos encontrados no texto III: “Celular é rápido, tem tela grande e as cores são muito bonitas” e “O som é horrível, muito baixo, tirando isso, o resto é bom”.
12- Primeiro comentário escolhido (“Celular é rápido, tem tela grande e as cores são muito bonitas”). Uma contra-argumentação possível para este comentário seria: Nada se fala a respeito da qualidade do som do aparelho. Uma complementação para o comentário seria: “Celular é rápido, tem tela grande e as cores são muito bonitas. Além disso, o som é ótimo”.
13- Podemos inferir que as pessoas que fazem avaliações positivas têm a intenção de estimular a compra por parte de outras pessoas. Trata-se de uma forma de reconhecer a boa qualidade do produto e do atendimento. Já aqueles que fazem comentários negativos objetivam desestimular outras pessoas a comprar o produto que os decepcionou ou têm a intenção de receber algum tipo de compensação ou ressarcimento monetário.
14- Os dois textos objetivam avaliar um produto. A carta de reclamação é um texto mais tradicional e formal, envolvendo estruturação em parágrafos. O texto é escrito no gênero dissertativo-argumentativo, pois Lúcia, a emissora/consumidora, escreve todos os argumentos para sua insatisfação com o produto. Enquanto isso, o comentário avaliativo usa uma linguagem mais informal e não tradicional, estando relacionada à internet. São utilizados símbolos (como estrelas) e pouco texto. O gênero do texto é descritivo, pois descreve o produto comprado através de vários adjetivos.
15- Os textos II e III apresentam duas funções de linguagem: a função referencial, pois há informações sobre os produtos comprados, e a função emotiva, pois há emoções e opiniões pessoais sobre esses produtos. Esta é a semelhança entre os dois textos. Como diferenças, podemos dizer que o texto II (carta de reclamação) apresenta uma linguagem mais formal e tradicional, estruturada em parágrafos, enquanto o texto III é mais informal, conciso e moderno, pertencendo claramente ao universo da internet (mundo digital). O texto II é uma carta no gênero dissertativo-argumentativo. Já o texto III é um post ou algo do tipo. O gênero do texto é descritivo (e, não, argumentativo, como na carta do texto II).
Dois textos mostram avaliações de consumidores a respeito de produtos comprados
O texto II é uma carta formal de reclamação (ou seja, tem como suporte uma carta). O texto apresenta duas funções de linguagem: a função referencial (também chamada informativa ou denotativa), cujo objetivo principal é informar sobre algo, e a função emotiva (ou expressiva), já que o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades, por meio da própria opinião.
Lúcia dá todas as informações relevantes do que ocorre depois que compra o fone de ouvido sem fio: o mesmo não cumpre o que promete (captar o som da voz do usuário). Caracteriza-se, assim, a função referencial. Ela escreve a carta em primeira pessoa do singular, caracterizando a função emotiva.
O gênero do texto II é dissertativo-argumentativo, pois Lúcia, a emissora/consumidora, escreve todos os argumentos para sua insatisfação com o produto.
Enquanto isso, o texto III, tem suporte digital: pode estar em sites, blogs, páginas de redes sociais etc. Ele apresenta avaliações online de clientes a respeito de um produto (no caso, celular).
Trata-se de um texto de gênero descritivo, pois descreve características do celular. Textos como o texto III costumam apresentar vários adjetivos, que mostram as percepções do emissor.
Conforme o texto II, o texto III também apresenta duas funções de linguagem: a função referencial, pois há informações sobre o celular, e a função emotiva, pois há emoções e opiniões pessoais sobre o celular.
Aprenda mais sobre gêneros textuais em: https://brainly.com.br/tarefa/20622361
#SPJ2