Sobre o teto da cabine do elevador, um engenhoso dispositivo coordena a abertura das folhas da porta de aço. No topo, a polia engatada ao motor gira uma polia grande por intermédio de uma correia. Fixa ao mesmo eixo da polia grande, uma engrenagem movimenta a corrente esticada que se mantém assim devido a existência de outra engrena- gem de igual diâmetro, fixa na extremidade oposta da cabine. As folhas da porta, movimentando-se com velocidade constante, devem demorar 5 s para sua abertura completa fazendo com que o vão de entrada na cabine do elevador seja de 1,2 m de largura. Dados: diâmetro das engrenagens .... 6 cm diâmetro da polia menor ....... 6 cm diâmetro da polia maior ........ 36 cm π ............................................ 3 Nessas condições, admitindo insignificante o tempo de aceleração do mecanismo, a freqüência de rotação do eixo do motor deve ser, em Hz, de: a) 4.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Olá!
Do enunciado temos os dados:
- Tempo para sua abertura completa = 5 s
- Diâmetro das engrenagens = 6 cm = 0,06 m
- Diâmetro da polia menor = 6 cm = 0,06 m
- Diâmetro da polia maior = 36 cm = 0,36 m
- π = 3.
Então vamos a començar calculando a velocidade da abertura de cada porta, sabendo que as duas polias menores vão a ter a mesma velocidade.
Como o vão de entrada na cabine do elevador é de 1,2 m, cada porta tem 0,6 m:
Agora sabendo que a velocidade de cada porta tem módulo igual ao da velocidade das engrenagens, dessa forma a freqüência da polia maior é dada por:
Substituimos os dados e isolamos a frequência (f)
Sabendo que tanto a polia maior e as menores estão acopladas pelo mesmo eixo, então, elas tem a mesma freqüência:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás