(UEMS/2008) O que foi a Revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 d.C. Um movimento contra o imperador Justiniano, provocado pelos seus inimigos políticos, os aristocratas legitimistas. Uma tentativa de invasão dos bárbaros sobre o que restava do império romano ocidental. Uma tentativa de tomar o poder do imperador Augusto, por uma parte do exército romano. Um conjunto de prescrições da Igreja Católica Romana contra os bárbaros que invadiram Roma. Um movimento cultural que ocorreu na Europa para difundir o velho testamento.
Soluções para a tarefa
A revolta de Nika foi um movimento contra o imperador Justiniano, provocada pelos seus inimigos políticos, os aristocratas legitimistas. Durou cerca de uma semana e entre seus motivos estava a fome, a falta de moradia e os altos impostos cobrados.
A resposta correta é a letra A. A Revolta de Nika teve início com a insatisfação social com o governo de Justiniano. Houve a tentativa de empossar Hipácio, que era inimigo político de Justiniano.
Revolta de Nika
A repressão de Justiniano ocasionou a morte de cerca de 30 mil pessoas. Essa revolta ocorreu em Constantinopla (hoje é Istambul) e durou cinco dias. Ela começou com a insatisfação popular e a rivalidade entre facções no hipódromo do Império Bizantino.
Justiniano reprimiu a revolta com violência e mandou executar muitos participantes. A dura repressão resultou no fim da revolta e Justiniano voltou a governar de forma centralizada o Império.
Leia sobre o Império Bizantino: https://brainly.com.br/tarefa/3774613
#SPJ2