sobre o sistema colonial português: qual era a contradição entre os interesses da metrópole e dos colonos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os movimentos nativistas foram de caráter local e não reivindicavam a independência da colônia. Refletem o conflito entre os interesses da metrópole - o chamado centralismo - e os interesses dos colonos - o chamado localismo.
Quando falamos sobre a colonização no Brasil, é comum chegarmos à conclusão de que os portugueses instalaram aqui uma ordem comprometida com os interesses impostos pelo desenvolvimento mercantilista e o pacto colonial. Nesse sentido, os empreendedores que aqui apareceram estariam naturalmente ligados aos interesses que o reino português teria em nossas terras.
Apesar de lógica, essa consideração não se faz presente a partir do momento em que avaliamos as relações travadas entre a elite colonial e as instituições políticas de Portugal. Vemos aqui o desenvolvimento de uma relação marcadamente instável, onde cooperação e conflito aconteciam na medida em que diferentes jogos de interesse aqui se davam. Desse modo, podemos afirmar que a colonização brasileira se notabilizou por situações bastante contraditórias.