Sobre o aquecimento da Terra e o efeito estufa. Pode-se estar certo de que, apesar do contínuo crescimento do teor em CO2 da atmosfera desde os começos da era industrial, o clima não conheceu aquecimento no século XX. As normais medidas entre 1951 e 1980, em relação às do período 1921-1950 mostram, ao contrário, uma baixa (não significativa) de –0,3º. De qualquer modo, a evolução é muito lenta, e dezenas de anos são necessários para que se registre uma mudança climática. O apocalipse anunciado -fusão de glaciares, elevação do nível do mar etc. -não é seguramente para amanhã. Se é necessário lutar contra a poluição, a degradação do meio ambiente, devemos fazê-lo com os olhos abertos, com base em análises científicas e não nos limitando a gritar: “está pegando fogo!”. (Bernard Kayser, Pour une analyse non conformiste de notre société, fev. 92, (mimeo) apud Milton Santos, Técnica, Espaço e Tempo)
a) O que é o efeito estufa?
b) Em que se baseia o autor na sua crítica aos que anunciam o apocalipse relacionado às mudanças climáticas?
QUESTÃO 02:De novo a crise hídrica deixa a população brasileira preocupada, mas pouco fazemos para tentar reverter esse quadro que repete-se todo ano.
a) Culpa-se a falta de chuva pela falta de água, mas pouco nos responsabilizamos e fazemos para melhorar. Cite duas causas da escassez hídrica?
b) Determine uma mudança de hábito da sociedade que pode contribuir para a economia de água.
Soluções para a tarefa
Questão 01
a) O que é o efeito estufa?
R = O efeito estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.
b) Em que se baseia o autor na sua crítica aos que anunciam o apocalipse relacionado às mudanças climáticas?
R = A salvação do corrupto sistema financeiro mundial nos custou cerca de 15 trilhões de US$, enquanto a dívida externa dos países classificados como pobres é de somente US$ 0,5 trilhão e 40% da população mundial vive de somente 5% da renda global. Atualmente, 121 milhóes de crianças não tem acesso à educação, 10,6 milhões morrem antes de atingir 5 anos, 1,4 milhão, por falta de água potável, e 2,2 milhões por falta de vacinas.
As catástrofes causadas pelo clima na realidade trazem à tona a insustentabilidade do nosso sistema econômico baseado na ocupação destrutiva e irracional dos espaços geográficos do planeta, onde 75% da humanidade vive em áreas instáveis.
Questão 02
a) Culpa-se a falta de chuva pela falta de água, mas pouco nos responsabilizamos e fazemos para melhorar. Cite duas causas da escassez hídrica?
R = O desperdício de água e diminuição do nível de chuvas.
b) Determine uma mudança de hábito da sociedade que pode contribuir para a economia de água.
R = Separar o lixo para a reciclagem; Reduzir o consumo de água para ajudar o meio ambiente; Adotar uma alimentação mais saudável; Evitar o uso de itens descartáveis; Prefirir fontes de energia renováveis para ajudar o meio ambiente.
A existência dos seres humanos na terra causam uma infinidade de impactos ambientais, entretanto, existem diversas atitudes que podemos tomar para ajudar o meio ambiente, não deixe de fazer a sua parte!
Resposta:
1) a) O efeito estufa é um processo que ocorre devido a emissão de raios solares na camada terrestre, em que tais raios são refletidos e dissipados no meio ambiente, em que devido a uma camada carbônica, demais gases não entram na atmosfera.
b)
2) a)Poluição/contaminação provocada por empresas que dejetam produtos tóxicos em mananciais, desperdício indevido da água etc.
- b) Armazenar água da chuva
O uso de cisternas já ajudou municípios do semi-árido do Nordeste a enfrentar a seca. Durante os períodos de chuva, esses reservatórios conseguem armazenar água para o ano inteiro. Outras regiões do país que antes não tinham problemas com água já estão atentas para a necessidade da instalação.
- Gotejamento
A técnica que utiliza gotejamento ao invés de irrigação com fluxo constante pode economizar até 50% da água e ter o mesmo resultado.
- Irrigação responsável
Quem precisa de irrigação deve estar atento a tecnologias econômicas que melhorem o uso da água com o mesmo resultado. Também é preciso manutenção constante para evitar que peças defeituosas causem vazamentos.
- Evitar a erosão
Com esse problema no solo, as plantas não conseguem aproveitar bem a irrigação, sendo necessário molhá-las mais vezes. Uma terra bem tratada consegue melhores resultados com menos recursos.