Sobre as diferentes etapas que ocorre no início do desenvolvimento embrionário, assinale o que for correto.
(A)
As células resultantes da divisão do zigoto são chamadas de blastômeros. As divisões subsequentes são extremamente rápidas, originando um aglomerado compacto de células, a blástula.
(B)
O núcleo diploide do zigoto é formado pelo núcleo haploide do óvulo fundido ao núcleo haploide do espermatozoide no momento da nidação.
(C)
Na organogênese inicia-se a diferenciação celular, ocorrendo a formação dos folhetos embrionários, que darão origem aos tecidos do indivíduo.
(D)
A notocorda (ou corda dorsal) é uma estrutura típica dos animais cordados e está presente desde o primeiro estágio de desenvolvimento embrionário, permanecendo inalterada como uma importante estrutura de sustentação do tronco e suporte da musculatura esquelética dos animais na sua fase adulta.
(E)
O estágio do desenvolvimento embrionário em que ocorre a formação do tubo nervoso é chamado de nêurula. Nos embriões dos vertebrados, a região anterior do tubo nervoso se dilata e origina o encéfalo. O restante do tubo permanece fino e dá origem à medula espinhal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E
Explicação:
Conforme o desenvolvimento embrionário a alternativa E é a correta, pois:
a) o aglomerado de células originados em seguida é chamado de mórula (128 células).
b) a fusão de núcleos ocorre na fecundação, nitidação é o processo de fixação do embrião na parede uterina.
c) na gastrulação ocorre há formação de folhetos embrionários.
d) a notocorda se altera durante o desenvolvimento.
e) correta
Sobre as diferentes etapas que ocorre no início do desenvolvimento embrionário, o que se apresenta na alternativa (E) está correto
O desenvolvimento embrionário é um processo complexo, dividido em várias etapas
Quando o espermatozoide (n) fecunda o óvulo (n) temos o zigoto, que tem nucleo diploide (2n), ele se fixa na parede do útero com um processo chamado de nidação. A partir disso, o zigoto começa a se dividir resultando na mórula e, posteriormente, na blástula.
Na etapa de gastrulação os tecidos embrionários são formados e na organogênese eles começam a se diferenciar, formando os tecidos e órgãos do corpo do embrião.
Uma característica marcante dos cordados é a presença da notocorda, que serve de sustento para o tronco. Ela é uma estrutura considerada transitória, pois pode fazer parte da vida de alguns organismos só em alguns momentos.
Chamamos de nêurula o estágio do desenvolvimento embrionário em que ocorre a formação do tubo nervoso. Nos embriões dos vertebrados, a região anterior do tubo nervoso se dilata e origina o encéfalo. O restante do tubo permanece fino e dá origem à medula espinhal.
Espero ter ajudado, bons estudos :)