Física, perguntado por Souzade2002, 10 meses atrás

sobre a quantidade de carga do induzido no caso de uma eletrização por indução total, podemos afirmar que, após o processo de eletrização:

a) a carga do indutor será maior, em módulo, que a do induzido
b) a carga do indutor será menor, em módulo, que a do induzido
c) a carga do indutor e do induzido serão nulas
d) a carga do indutor e do induzido serão iguais, em módulo
e) nenhuma das anteriores

Soluções para a tarefa

Respondido por DouglasOJ
2

Resposta:

Alternativa d).

Explicação:

Eletrizar um objeto por indução significa atribuir-lhe carga elétrica utilizando outro corpo eletrizado sem que haja contato entre eles. Esse processo de eletrização baseia-se no conceito da atração e repulsão de cargas elétricas. Veja no esquema a seguir como se eletriza um corpo por indução:

  • Inicialmente, há a esfera A neutra e a esfera B com carga positiva. O corpo eletrizado (esfera B) recebe o nome de indutor, e o corpo neutro (esfera A) é denominado induzido.
  • A esfera A é aproximada da esfera B. A carga positiva da esfera B atrai as cargas negativas da esfera A e repele as positivas, causando uma separação de cargas;
  • A esfera A é conectada a terra por um condutor de forma que os elétrons da terra sobem e neutralizam as cargas positivas dessa esfera.
  • A esfera A, agora carregada negativamente, é desligada da terra e separada da esfera.

No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. O mesmo processo pode ser repetido para eletrizar positivamente um objeto neutro, porém deve ser usado um indutor de carga negativa.

Logo, a alternativa correta para o processo de eletrização por indução total é, alternativa d)  a carga do indutor e do induzido serão iguais, em módulo.

Anexos:
Perguntas interessantes