Sobre a configuração social dos plebeus em Roma, pode-se afirmar que: A Poderiam realizar uma variedade de atividades, de comerciantes a artesãos. B Se restringiam a parte mais pobre da população, sem direitos econômicos e políticos. C Eram pessoas associadas ao comércio e à guerra. D Eram homens livres sem direitos que dependiam diretamente da proteção dos patrícios
Soluções para a tarefa
A verdadeiro. Pode se afirmar.
B Falso dependendo do período os plebeus no tempo da República romana foi criado um cargo de legislativo no senado dando direito a plebe que podiam eleger dois representantes para esse cargo, não lembro o nome. C) sim pode se afirmar que eram pessoas associadas a guerra e ao comércio. Antes de ser uma profissão ser soldado na Roma antiga era os plebeus que lutavam. D na maioria sim. Salvo os tribunos elogidos pela plebe. Para representar a plebe. Roma e seu sistema romano e complexo e também havia muito suborno. Acho que essa é a resposta. A resposta muda de período pra período pq Roma foi monarquia, república e império. A política e cargos públicos mudavam como tal.
Resposta:
Os plebeus eram homens e mulheres livres que praticavam o comércio, faziam artesanato e trabalhos agrícolas. Compunham a maioria da população, mas, durante a monarquia, não eram considerados cidadãos.
Diferentemente dos patrícios, que seriam os descendentes dos fundadores lendários de Roma, os plebeus eram os descendentes das populações imigrantes de outras regiões da Península Itálica. Assim sendo, não tinham direitos políticos, e eles não poderiam participar do governo ou mesmo se casar com patrícios.
Os tribunos eram sacrossantos e qualquer ataque à sua integridade física era proibido por lei e protegê-los com sua própria vida era o dever de todos plebeus. No período imperial, os poderes dos tribunos foram investidos no imperador e o cargo perdeu sua independência e maior parte de suas funções.
Os plebeus não dependiam de outro particular, não careciam de patrono para representá-los em juízo, tinham participação no direito geral, podiam adquirir bens, gozando do direito de propriedade romana e possuíam ius commercio.