Soberania significa superioridade oriunda do poder ou autoridade. Quando abordamos o tema soberania dentro das relações globais, percebemos que alguns países, como Estados Unidos, buscam interferir na soberania de nações mais pobres e mais frágeis. Diante essa ação, mesmo que não envolva invasões militares, a soberania da nação invadida pode ser posta em xeque pelas vertentes econômicas, políticas e culturais. Um Estado somente se constitui de forma autônoma quando detém intacta sua soberania, mesmo em um mundo globalizado e híbrido. Assim, quando ocorre uma disputa que afeta a soberania de uma nação, é possível que tal ação ocasione sérias dúvidas sobre o domínio territorial. Assinale a alternativa que justifica a existência de dúvidas em relação ao domínio territorial Alternativas: a) As fronteiras deste Estado nunca foram sólidas, por isso a ação externa e objetiva sobre o espaço sempre ocorre. B) Não há alteração na condição de existência da referida nação, o único ponto questionável está em saber qual será o novo presidente e a nova Constituição. C) A partir desta condição o Estado desaparece, abrindo caminho para o surgimento de um não-lugar. D) O território está sustentado em um contexto político, que se refere a extensão de domínio de um Estado, que se sustenta nas ações política, militar e econômica. Alternativa assinalada e) A paisagem será profundamente alterada, uma vez que as disputas entre grupos antagônicos pelo poder geram uma série de batalhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
O território está sustentado em um contexto político, que se refere a extensão de domínio de um Estado, que se sustenta nas ações política, militar e econômica.
Explicação:
estado livre democratico, sem o donimio dos grades país.
A alternativa que justifica a existência de dúvidas em relação ao domínio territorial é a letra D.
Letra D: O território está sustentado em um contexto político, que se refere a extensão de domínio de um Estado, que se sustenta nas ações política, militar e econômica.
O que é soberania?
A soberania representa a capacidade que o Estado tem para governar, criar leis internas e se reunir oficialmente com outros países. Nessa dimensão da realidade, a soberania do Estado pode ser dividida em:
- Soberania interna - faz referência aos atos de governo e legislativos;
- Soberania externa - ser reconhecido internacionalmente e participar de reuniões em organismos internacionais.
Aprenda mais sobre o tema soberania em:
https://brainly.com.br/tarefa/582037#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-question&text=Um%20Estado%20soberano%20%C3%A9%20um,que%20habita%20o%20seu%20territ%C3%B3rio.
Espero ter contribuído!
#SPJ2