Filosofia, perguntado por josearymartins6950, 11 meses atrás

Sob o ponto de vista individual, a corrupção pode ser vista como uma escolha racional, baseada em uma ponderação dos custos e dos benefícios dos comportamentos honesto e corrupto. No tocante às empresas, punir apenas as pessoas, ignorando as entidades, implica adotar, nesse âmbito, a teoria da maçã podre, como se a corrupção fosse um vício dos indivíduos que as praticaram no seio empresarial. O que constatamos é bem diferente disso. A corrupção era, para as empresas envolvidas na operação Lava Jato, um modelo de negócio que majorava o lucro em benefício de todos. (Entrevista com Deltan Martinazzo Dallagnol [procurador público]. O Estado de S.Paulo,18.03.2015. Adaptado.) A corrupção é abordada no texto como um problema que pode ser explicado sob um ponto de vista (A) ético, devido ao comportamento irracionalista que é assumido pelos indivíduos. (B) moral, pois o fenômeno é abordado como resultado de comportamentos desregrados. (C) pragmático, pois é considerada sobretudo a avaliação dos efeitos práticos das ações. (D) jurídico, pois é necessária uma legislação mais rigorosa para coibir o fenômeno. (E) materialista, pois suas causas relacionam-se com a estrutura do sistema capitalista.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
109
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Em termos simples, a Ética orienta o comportamento do indivíduo em uma determinada sociedade. No caso dos malfeitores da operação Lava-Jato, todos eles tinham que obedecer às regras presentes no Código de Ética que seguiam, mas não o fizeram.

Neste caso, temos uma situação de pragmatismo, ou seja, de forma objetiva, esses indivíduos estavam dispostos a roubar o dinheiro público.

Diante do exposto, a alternativa correta é a letra "C".

Espero ter contribuído.
Respondido por thaysouzaroll
3

Resposta:

(C) pragmático, pois é considerada sobretudo a avaliação dos efeitos práticos das ações.

Explicação:

Perguntas interessantes