Sistemas termodinâmicos que utilizam gases que movem cilindros estão presentes no cotidiano das pessoas emdispositivos tais como motores de combustão interna, motores a vapor, compressores de geladeiras e condicionadoresde ar, entre outros. Durante seu funcionamento, todos esses dispositivos passam por várias fases, em ciclos quemudam seus estados termodinâmicos.Imagine um mesmo gás, ideal, em três dispositivos dessa natureza, que vão de um estado 1 para um estado 2 por trêsprocessos diferentes, representados nas fi guras I, II e III a seguir.Considerando esse sistema, analise as afi rmações abaixo.I. Em todos os três processos, o trabalho é realizado pelo gás.II. Em todos os três processos, a temperatura fi nal do gás é mais baixa do que a sua temperatura inicial.III. A variação da energia interna do gás foi maior quando o sistema percorreu o caminho apresentado na fi gura I.IV. O trabalho realizado em cada um dos processos é diferente, sendo máximo no processo representado na fi gura I.É correto apenas o que se afi rma emA I e III.B II e IV.C III e IV.D I, II e III.E I, II e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Estão corretas as alternativas I e IV.
Como podemos perceber analisando os gráficos da questão, em todos os três processos, o volume final do gas é maior do que o volume inicial.
V2 > V1
Dessa forma, podemos afirmar que o gas se expandiu e que o trabalho foi realizado pelo gás nos três processos.
A afirmativa II está incorreta, uma vez que no terceiro gráfico temos uma isoterma.
O trabalho realizado por um gas em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto da pressão do gás com a variação de volume sofrida pelo mesmo.
Quando temos uma transformação que não é isobárica, o trabalho realizado pelo gas pode ser calculado pela área do gráfico da pressão em função do volume.
No caso em questão, o gráfico com a maior área é o gráfico da primeira transformação. O trabalho com máximo valor foi o da transformação I.
Estão corretas as alternativas I e IV.