Ao final do século XIX, alguns físicos pensavam quea Física estava praticamente completa. Lord Kelvinchegou a recomendar que os jovens não se dedicassemà Física, pois só faltavam alguns poucos detalhes deinteresse, como, por exemplo, o refinamento de medidas.No entanto, ele mencionou que havia "duas pequenasnuvens" no horizonte da Física. Essas pequenas nuvensse tornariam grandes tempestades, pois a interpretaçãodesses dois fenômenos levaria a uma reformulação danossa visão de mundo, até então dominada pelo sucessoda mecânica newtoniana.Essas "pequenas nuvens" mencionadas por Kelvin aofinal do século XIX eramA os resultados do experimento de Compton ea assimetria nas equações de Maxwell para aEletricidade e o Magnetismo.B as dificuldades em explicar a distribuição de energiana radiação de um corpo aquecido e o princípio dacomplementaridade.C os resultados negativos do experimento de Michelsone Morley e a assimetria nas equações de Maxwell paraa Eletricidade e o Magnetismo.D os resultados negativos do experimento de Michelsone Morley e as dificuldades em explicar a distribuiçãode energia na radiação de um corpo aquecido.E as dificuldades em explicar a distribuição deenergia na radiação de um corpo aquecido ea assimetria nas equações de Maxwell para aEletricidade e o Magnetismo.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que a alternativa correta é a letra d) os resultados negativos do experimento de Michelson e Morley e as dificuldades em explicar a distribuição de energia na radiação de um corpo aquecido.
Vamos aos dados/resoluções:
É de conhecimento público que as “duas pequenas nuvens” de Lord Kelvin referem-se, respectivamente:
I. ao resultado negativo do experimento de Michelson e Morley, que tentava provar a existência do éter – meio onde as ondas eletromagnéticas se propagariam;
II. a inadequação da teoria eletromagnética clássica na descrição do espectro do corpo negro.
Finalizando então, temos que o experimento de Michelson e Morley pretendia detectar, por meio de um padrão de interferência da luz, variação na velocidade da luz em função da velocidade de translação da Terra. Esse experimento não mostrou mudança no valor da velocidade da luz, o que seria uma evidência clara da não existência do éter.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)