"[. ] [seus membros] não precisam ou não podem ser iguais (ou mesmo semelhantes) na maior parte dos aspectos – mas todos se orientam por certos princípios em comum, ou compartilham uma espécie de programa básico com o qual a totalidade dos participantes concordam". (BARROS, José d'Assunção. Teoria da História, vol. V. Escola do Annales e a Nova História. Petrópolis: Vozes, 2012, pág. 15). Nesta citação o historiador José D´Assunção Barros está se referindo ao seguinte conceito:
Soluções para a tarefa
Nesse trecho, o historiador José D´Assunção Barros está se referindo ao conceito de corrente historiográfica, compreendida aqui como uma alternativa tradicional de se compreender o passado.
Historigrafia
A historiografia é a história da história. É o estudo da escrita da história e como ela mudou ao longo do tempo. Os historiadores estudam esse assunto porque a maneira como as pessoas escreveram sobre o passado mudou de uma geração para a outra, e um bom historiador precisa ser capaz de distinguir entre os diferentes tipos de escrita da história.
O objetivo da história é aprender sobre o passado. A única maneira de se entender verdadeiramente os eventos de hoje é entender como eles estão ocorrendo dentro de um contexto histórico mais amplo. Diferentes escritores têm diferentes motivações para escrever sobre o passado.
Alguns escritores, por exemplo, são motivados pelo nacionalismo ou por uma filosofia política específica. Um historiador profissional escreve a história de uma maneira livre de preconceitos. Ele ou ela também escreve a história de acordo com uma metodologia científica que usa notações e material de fonte primária.
Mais sobre corrente historiográfica em:
https://brainly.com.br/tarefa/23844462
#SPJ4