Sentimental 1 Ponho-me a escrever teu nome Com letras de macarrão. No prato, a sopa esfria, cheia de escamas 4 e debruçados na mesa todos contemplam esse romântico trabalho. Desgraçadamente falta uma letra, 7 uma letra somente para acabar teu nome! — Está sonhando? Olhe que a sopa esfria! 10 Eu estava sonhando... E há em todas as consciências este cartaz amarelo: "Neste país é proibido sonhar." Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que A) por meio dos versos "Ponho-me a escrever teu nome" (v. 1) e "esse romântico trabalho" (v. 5), o poeta faz referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever poemas líricos. B) a linguagem essencialmente poética que constitui os versos "No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruçados na mesa todos contemplam" (v. 3 e 4) confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista. C) na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente. D) em "Eu estava sonhando..." (v. 10), o poeta demonstra que está mais preocupado em responder à pergun- ta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo. E ) no verso "Neste país é proibido sonhar." (v. 12), o poeta abandona a linguagem poética para fazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do "cartaz amarelo" (v. 11) presente no local. ANDRADE, C. D. Seleta em Prosa e Verso. Rio de Janeiro: Record, 1995.
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Letra a.
Nota-se a predominância de um texto que é evidentemente lírico. Isso porque o texto lírico pode ser marcado pela presença de uma grande carga expressiva, exprimindo emoções, sentimentos, pontos de vista, desejos íntimos do indivíduo.
Acerca do fazer poético, nota-se a presença de metalinguagem no texto, onde o próprio tema da composição é evidentemente abordado no texto acima, onde a obra fala do próprio "fazer" da obra.
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Resposta:
letra a) percebe-se a presença do coloquialismo na linguagem, um retrato do cotidiano, a partir do humor e do lirismo.
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