Sempre que em uma economia existe um monopólio, o poder público (governo) tem que ficar atento aos efeitos que ela causará, pois como um monopolista possui poder de mercado, ou seja, pode cobrar um preço muito acima do que seria cobrado se houvesse mais concorrência, isso pode ser prejudicial para toda a sociedade, pois as pessoas terão que pagar um preço muito elevado ou a quantidade que a empresa detentora do monopólio irá ofertar será baixa, justamente para segurar os preços altos. Sempre que houver pouca oferta por um produto, mas uma elevada demanda, o preço tende a subir, e o monopólio é uma situação extrema desse cenário, pois existe apenas uma única empresa ofertante. Com base na análise deste excerto, é correto afirmar que uma das fontes de geração de um monopólio é o:
A) Excedente do consumidor.
B) Excedente do produtor.
C) Governo.
D) Produtor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O governo representa uma das fontes de geração de um monopólio. Por esse motivo, a alternativa correta é a letra C.
Na prática, isso quer dizer que o governo tem a legitimidade para criar empresas públicas e/ou sociedades de economia mista em certos setores da economia. Nessa dimensão da realidade, vale destacar que a Petrobras é um exemplo de sociedade de economia mista que exerce um monopólio na indústria petrolífera.
O que é monopólio?
O monopólio é uma estrutura de mercado em que apenas uma empresa é responsável pela produção e comercialização de um determinado produto e/ou prestação de serviços.
Aprenda mais sobre o tema monopólio em:
https://brainly.com.br/tarefa/8578744
Sucesso em sua jornada!
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Informática,
5 meses atrás
Música,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Ed. Moral,
11 meses atrás