Sempre haverá lembranças de alguma história que nos foi contada e sempre terá alguém que lembrará de alguma que contamos. Histórias que permanecem na memória e são difíceis de esquecer, como Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio etc. BONNICI, C. G. A.; CARNIEL, F.; SOUSA, M. M. P. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: Unicesumar, 2019. Assim, com base nessa informação, analise as asserções a seguir: I. A leitura de uma literatura infantil é um momento especial, pois é cercado pelo fantástico, também é ferramenta de suma importância para um ensino eficaz e, por isso, deve ser realizada apenas no ambiente escolar. Porque II. A contação de história realizada em casa não contribui para o desenvolvimento da imaginação e oralidade da criança, pois a leitura de histórias deve ser realizada somente por um docente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira é correta e a segunda não.
Explicação:
A leitura em casa contribui tanto para o desenvolvimento da criança quanto na escola, elas se completam.
Ao introduzir livros didáticos e infantis na sala de aula, ele precisa estar adequado ao grupo de alunos, e, com isso, promover a leitura de acordo com suas fases, por isso a imaginação é uma boa estratégia para a leitura, onde este educador dialogará diretamente com a idade desses alunos, despertando um interesse maior, assim como a dramaticidade auxiliando no peso da leitura.
Por isso, a dicção também é crucial para as atividades, visto que o professor além de introduzir as crianças no universo criativo dos livros, ainda poderá auxiliar no aprendizado da compreensão das palavras e linguagens.
Resposta:
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação: Na primeira a palavra (apenas no ambiente escolar). Esta fora do contexto porque os pais também deve incentivar os filhos a leitura. Contando histórias para seus filhos dormir etc.